Restam poucas vagas nos hotéis de Salvador para o Carnaval

A capital baiana deve receber mais de 500 mil turistas durante os seis dias de folia este ano.

  
  

A capital baiana deve receber mais de 500 mil turistas durante os seis dias de folia este ano. Em 2009, 494 mil visitantes estiveram na capital baiana, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Os principais emissores de turistas para a Bahia neste período são dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Do exterior, a maioria vem de países como Estados Unidos, Itália, Argentina, Portugal, Espanha e França.

Os visitantes do período de carnaval representam mais de 80% das pessoas que vêm para capital baiana em fevereiro. Por conta disso, somente a companhia aérea TAM vai colocar sete voos extras de Belo Horizonte para Salvador durante o Carnaval.

De acordo com informações do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte, os meios de hospedagens devem ter ocupação máxima durante o período momesco.

O presidente do Sindihotéis, Silvio Pessoa, afirmou que os estabelecimentos hoteleiros que ficam no circuito do carnaval já estão com 100% dos leitos reservados para a maior festa de rua do planeta. Segundo ele, o desempenho da hotelaria este ano será bem superior ao do ano passado.

O empresário também comemorou o desempenho do setor verificado em janeiro. “Vamos fechar o primeiro mês do ano com 95% de ocupação nos 22 maiores hotéis da cidade, o que está sendo muito bom para o turismo baiano”, avalia.

Silvio Pessoa creditou o bom momento do turismo baiano a um conjunto de fatores como a divulgação da pesquisa do Ministério do Turismo/ Vox Populi, onde a Bahia aparece como o destino preferido do brasileiro, e a recente reportagem do jornal The New York Times, onde o estado foi apontado como um dos 31 destinos do mundo a serem visitados em 2010. “Outro aspecto importante foi a antecipação da campanha publicitária do governo estadual para atrair visitantes, assim como a expansão econômica das classes C e D”, conta.

O secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, comemora o desempenho do setor, mas já está de olho no restante do primeiro semestre. “Estamos com um plano intenso para garantir a boa performance na taxa de ocupação. Em março, teremos o Espicha Verão; em abril, o Salão de Turismo e a Feira do Interior; e, em junho, o São João da Bahia, que será trabalhado no Brasil e no exterior”, explica.

Porto Seguro também em alta

Em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, a folia deve atrair 120 mil visitantes de outros pontos do Brasil e do mundo. Além dos atrativos naturais e das inúmeras opções de festas e agitos noturnos, a cidade oferece uma importante infraestrutura hoteleira. São mais de 40 mil leitos e 500 meios de hospedagem, desde os mais simples aos mais sofisticados.

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

  
  

Publicado por em

Neuza Torre

Neuza Torre

15/11/2010 19:27:37
O Ecoviagem é muito bom para o meio de hospedagem. A pousada Torre, que mudamos para Hosteltorre já fez varias
reservas através dele, ainda temos vagas para o carnaval e final de ano, obrigada Ecoviagem.