SP mantém panorama nacional e bate recorde de hospedagens

A ocupação dos hotéis foi, em média, de 69,29%, e chegou a mais de 75% em alguns meses. O valor representa um aumento de 18% em relação a 2005

  
  
A cidade de São Paulo é o maior destino do Brasil, com 7,5% de todo o movimento turístico do país

A São Paulo Turismo (SPTuris) divulgou o balanço de sua atividade turística em 2011. Seguindo a tendência de bons resultados do turismo brasileiro desde o final do ano passado, a ocupação dos hotéis e a arrecadação de ISS bateram novo recorde, desde que começaram a ser medidos, há sete anos.

A ocupação dos hotéis foi, em média, de 69,29%, e chegou a mais de 75% em alguns meses. O valor representa um aumento de 1,41% em comparação a 2010, e 18% em relação a 2005, quando o índice começou a ser analisado. Os dados foram apurados pelo Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris).

Para o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério de Turismo, José Francisco de Salles Lopes, os motivos dessa tendência paulista são incontestáveis: “A cidade de São Paulo é o maior destino do país, com 7,5% de todo o movimento. E o estado e responsável por 25%. São números impressionantes. A capital é um palco constante para grandes eventos. E o turismo de negócios é imbatível, assim como sua gastronomia - nacional e internacional. Esses ingredientes, reunidos, só poderiam se transformar em uma receita de sucesso”.

A arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) de São Paulo - considerando o consumo de pacotes, hospedagem e eventos - chegou a R$ 199,6 milhões, num aumento de R$ 40,9 milhões (ou 25,77%) em relação ao ano anterior. E 129,77%, comparado a 2005.

Presidente da SPTuris, Marcelo Rehder comemorou o resultado: “São Paulo conquistou seu lugar entre os grandes destinos do mundo, com mais de 12 milhões de visitantes por ano. Somos procurados por turistas de todo tipo: de lazer, cultura, eventos, estudos, shows, entretenimento, saúde, compras etc”.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em