Turismo de Nova Friburgo cria comissão para discutir reconstrução

Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Nova Friburgo, o município conta com cerca de 140 meios de hospedagem

  
  

Cerca de 60 empresários ligados ao turismo de Nova Friburgo (RJ) se reuniram, na terça-feira (25/1), para avaliar os estragos causados pelas chuvas ao patrimônio turístico da cidade. Representantes do setor formaram uma comissão para discutir com as autoridades locais as primeiras ações de revitalização.

Durante o encontro, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, sugeriu que os governos municipal, estadual e federal prorroguem o prazo para o recolhimento de contribuições, como ICMS e ISS, para os hotéis, bares e restaurantes.

Outra sugestão foi acelerar a liberação de crédito nas linhas de financiamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para a reconstrução.

“Vamos interceder também junto à Caixa no adiamento da contribuição sindical obrigatória, que deveria ser deduzida em março”, completou Sampaio.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Nova Friburgo, o município conta com cerca de 140 hotéis e pousadas. Destes, apenas cinco não funcionam. Mas, apesar deste cenário, outros distritos têm funcionamento considerado normal.

Ainda de acordo com o sindicato, foi registrada uma redução de reservas na última semana, mas não há cancelamentos para o período do carnaval. Os hotéis do centro estão com 100% de ocupação devido ao fluxo de autoridades, especialistas e voluntários na cidade.

A reunião também contou com a presença do presidente da TurisRio, Nilo Sérgio Felix, e do secretário de turismo de Nova Friburgo, José Carlos da Motta. A Investe Rio, agência de fomento do governo do estado, anunciou que montará um posto avançado na cidade nos próximos dias.

O próximo encontro da comissão está marcado para esta sexta-feira (28). Também participarão representantes de comissões da indústria e comércio.

MTUR e MDIC:

No último dia 21, um grupo formado por membros do Ministério do Turismo (MTur) e do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) visitou a região serrana do Rio. A partir da avaliação e dos pedidos encaminhados pelas autoridades fluminenses, o MTur irá ajudar a recuperação da infraestrutura turística de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O ministro do Turismo, Pedro Novais, se reunirá com o grupo nos próximos dias.

Fonte: MTur

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em