Minas Gerais realiza o Segundo Salão Mineiro de Turismo

O evento será uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas

  
  

A Secretaria Estado de Turismo de Minas Gerais realizará, nos dias 03 e 04 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte, a segunda edição do Salão Mineiro do Turismo. O evento será uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas, e um convite para que o mineiro conheça os atrativos turísticos do Estado.

No encontro haverá espaço de discussão e palestras, voltado para gestores públicos e empreendedores do turismo, sobre os avanços, modelos de gestão e novidades no setor. A abertura oficial será realizada no dia 03 de abril, às 10 horas, com palestra magna do vice-governador do Estado de Minas Gerais, professor Antônio Augusto Anastasia, com o tema “Inovações na Gestão Pública”.

Além de divulgar o turismo de Minas, o Salão será uma oportunidade de fortalecimento e apresentação dos trabalhos das Associações dos Circuitos Turísticos (instâncias de governança regional) e mobilização dos prefeitos mineiros em torno da importância da atividade para o desenvolvimento econômico do Estado. “O Salão Mineiro será um espaço de comercialização de produtos, troca de conhecimento, capacitação e promoção do turismo de Minas Gerais. Queremos incentivar o belo-horizontino a conhecer nossos destinos, fomentando o fluxo de visitação interna no Estado. Em tempos de crise econômica é hora de aquecermos o turismo, trabalhando a promoção, para que o mineiro viaje mais por Minas”, afirma Drumond.

Ainda de acordo com a secretária, o Salão Mineiro será um evento técnico-profissional de turismo, com rodadas de negócios em que os operadores nacionais serão motivados a comercializarem os produtos turísticos mineiros. O evento contará com: Espaço dos Destinos Turísticos, Manifestações Culturais, Espaço de Comercialização, Armazém Minas Gerais, Espaço Gastronômico, Espaço do Conhecimento, Clínica Tecnológica e áreas sobre Linhas de Financiamento e Turismo de Negócios. A expectativa da Secretaria de Estado de Turismo é de um público de 10 mil pessoas.

INCENTIVO À COMERCIALIZAÇÃO

Estarão presentes, no Espaço dos Destinos Turísticos, a capital Belo Horizonte e 41 Associações de Circuitos, representando mais de 600 dos 853 municípios mineiros. Nesta área, os visitantes e os operadores do turismo nacional terão a oportunidade de conhecer roteiros de todas as regiões turísticas do Estado.

Na sequência ao espaço Destinos Turísticos, na Área de Comercialização, o belo-horizontino e todo público participante do Salão Mineiro poderá adquirir pacotes turísticos de Minas Gerais. Também neste espaço, os receptivos mineiros (empresas que prestam serviço para recepção do turista), ofertarão para os 50 operadores nacionais e cerca de 30 internacionais os produtos turísticos do Estado.

Ainda na Área de Comercialização estarão apresentando seus produtos e tarifários as companhias aéreas nacionais e internacionais, redes hoteleiras e associações e instituições que prestam serviço na atividade turística, como: Associação Brasileira de Agentes de Viagens, SENAC, Associação Mineira de Turismo Rural, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, a Ferrovia Centro Atlântica (Trem da Vale), a Associação Brasileira de Empresa de Ecoturismo e Turismo de Aventura, dentre outros.

ESPAÇO DO CONHECIMENTO

Área de feira dedicada a debates, reflexões, trocas de experiências e integração entre o poder público, mercado, parceiros e visitantes. Este espaço é voltado para capacitação de gestores públicos e empreendedores do setor turístico.

Entre os temas das palestras, que serão realizadas nos dias 03 e 04, estão: ICMS Turístico; Os deveres dos prestadores de serviços públicos com seus clientes; Lei Nacional do Turismo; Impacto de megaeventos esportivos; Políticas públicas, turismo e aspectos legais; Belo Horizonte e a Copa do Mundo de 2014; Reflexões sobre a participação dos eventos na cadeia produtiva do turismo; A importância da mídia na divulgação dos destinos mineiros e Festival Comida di Buteco.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

A diversidade é uma das características de Minas. Na cultura, não é diferente. Por isso, o Salão Mineiro contará com manifestações típicas da cultura mineira, com música (voz e violão, roda de viola, sanfoneiros), dança e folclore. As apresentações, que acontecerão durante os dois dias do evento, são uma mostra da diversidade cultural e artística que o Estado oferece em todas as suas regiões turísticas.

ARMAZÉM MINAS GERAIS

O artesanato e os produtos rurais são marcas registradas de Minas no Brasil e no exterior. No espaço Armazém de Minas Gerais, estarão pequenos produtores que integram o Programa Minas Artesanal, da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento, em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Queijos, doces em potes, doces do Serrado e cachaça serão comercializados neste espaço.

CLÍNICA TECNOLÓGICA

Neste espaço, especialistas do SEBRAE prestarão serviço de consultoria técnica e tecnológica a empresários e empreendedores inseridos na cadeia produtiva do turismo. Haverá serviços de consultoria para formação de Conselho Municipal de Turismo, elaboração de projetos para captação de recursos, planejamento turístico e organização de eventos.

A Clínica Tecnológica será realizada dia 03, sexta-feira, às 14h, 16h e 18h. Serão quatro consultores atendendo a dez pessoas por vez, totalizando 120 atendimentos durante o evento.

LINHAS DE FINANCIAMENTO

Incentivando o desenvolvimento do setor turístico em Minas, o Salão Mineiro contará com uma área específica sobre Linhas de Financiamento. Este será um espaço de aproximação entre os bancos financiadores e o público final. A proposta é expandir a divulgação, atingindo um número maior de empreendedores do turismo. Haverá informações sobre tipos de financiamento oferecidos aos investidores do setor, assim como o valor das taxas e as condições de pagamento.

VIAGEM DE FAMILIARIZAÇÃO

O Salão Mineiro contará também com a presença de um grupo de 14 jornalistas nacionais e internacionais especializados no segmento. Além de participarem do Salão, eles terão a oportunidade de realizar uma viagem de familiarização por Minas até o dia 08 de abril, passando importantes destinos turísticos mineiros, como Belo Horizonte, Brumadinho (Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Tiradentes, Congonhas e Ouro Preto, Serra do Cipó e Região das Grutas.

Também participam do evento, conhecendo os produtos turísticos e formatando novos roteiros em Minas Gerais 50 operadores nacionais e um grupo de 30 operadores de turismo do Panamá – que desde ano passado tem ligação aérea direta com Minas Gerais.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 03 de abril, às 10 horas, no Auditório Topázio no Minascentro. A feira é aberta ao público em geral e terá funcionamento no dia 03 de abril das 12hs às 20hs e no dia 04 de abril, das 10h às 18h. Para mais informações e credenciamento, acesse www.turismo.mg.gov.br.

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

  
  

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