Ministério do Turismo abre comissão de desenvolvimento regional e turismo

O Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participou da abertura oficial das atividades (2007/2008) da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, cuja presidência foi assumida pela senadora Lúcia Vâni

  
  

O Ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participou da abertura oficial das atividades (2007/2008) da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, cuja presidência foi assumida pela senadora Lúcia Vânia (PSDB/GO). Também estavam presentes à solenidade realizada no anexo 2 do Senado, o vice-governador do DF, Paulo Otávio, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, entre outras autoridades do governo.

Além de garantir o envio à Casa Civil o mais rápido possível da Lei Geral do Turismo, que está em análise no MTur para revisão de assuntos que têm a participação de outros ministérios, Mares Guia disse que em 60 dias o ministério vai entregar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, as novas metas do turismo para os próximos anos. Uma delas é a geração de empregos no setor.

Segundo o ministro de 2003 a 2006, 878 mil novos postos de trabalho, formais e informais, foram gerados entre 2003 e 2006. A meta para 2007 é alcançar 1,2 milhão de empregos e ocupações.

O ministro afirmou ainda que o ministério está especialmente empenhado em aumentar o número de vôos internacionais para os destinos turísticos brasileiros, que atingiu 6,3 milhões em 2006. Sua meta para 2007 é receber nove milhões de turistas estrangeiros. Ele anunciou que já há novos vôos, por exemplo, ligando Brasília a Lisboa (Portugal) e o que fará a conexão entre São Paulo e Dubai, nos Emirados Árabes.

Para demonstrar o crescimento do turismo no mundo, Mares Guia lembrou que, em 1950, cerca de 25 milhões de pessoas fizeram turismo internacional enquanto, no ano passado, 891 milhões de pessoas viajaram entre países.

Já o número de desembarques domésticos atingiu, em 2006, 46,3 milhões de passageiros, um número 7,4% superior ao de 2005 e quase três vezes acima dos 16,8 milhões de 1995. Agora o objetivo é atingir 65 milhões de desembarques domésticos este ano.

Segundo a senadora, a comissão desempenha importante papel como porta-voz dos estados brasileiros e Distrito Federal, contemplando no cronograma de atividades para os próximos dois anos as reivindicações das cinco regiões do Brasil.

"Nossa proposta é incentivar projetos que acrescentem uma pauta positiva de desenvolvimento, seja nas reuniões semanais ou em audiências públicas", disse Lúcia Vânia.

Por sugestão dos membros da Comissão também será uma meta criar a subcomissão de turismo das cinco regiões brasileiras.

Fonte: Ministério do Turismo

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em