Ministra do turismo busca investimentos para o Brasil em encontro Internacional

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/Portal_Mtur/galeria_imagens/11052007_gr.jpg O Ministério do Turismo marca presença na 7ª Assembléia Anual do Conselho Mundial para Turismo e Viagens

  
  

http://institucional.turismo.gov.br/portalmtur/export/sites/default/Portal_Mtur/galeria_imagens/11052007_gr.jpg

O Ministério do Turismo marca presença na 7ª Assembléia Anual do Conselho Mundial para Turismo e Viagens (WTTC, na sigla em inglês), fórum que reúne as principais lideranças empresariais do setor, que teve início na quinta-feira (10) e segue até amanhã (12), em Lisboa (Portugal). A convite do órgão, o Brasil é um dos países que contribui para destacar a importância da atividade para a economia mundial e discutir o desenvolvimento sustentável do segmento. “Quebrar barreiras e gerenciar o crescimento” é o tema central do encontro.

Desde quinta, a ministra Marta Suplicy tem feito diversos contatos com atuais e potenciais investidores do Brasil com o objetivo de atrair novos negócios para o País. Hoje (11), conversou com diretores de grupos portugueses, como Pestana e Vila Gallé, e também com autoridades internacionais, como o ministro de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, para troca de experiências.

A principal motivação da ministra é o potencial de criação de empregos do setor turístico. No mundo, são 240 milhões de postos de trabalho, em um ritmo de incremento de 5% ao ano. Nesse cenário, o Brasil também tem demonstrado um grande potencial, pois vem acompanhando a média mundial. Compõem o WTTC aproximadamente 100 dos principais empresários de turismo do mundo. Juntos, eles empregam cerca de 231 milhões de pessoas e produzem mais de 10% do PIB mundial.

Também hoje a ministra foi uma das participantes do painel “A agenda do crescimento”, que contou com o primeiro-ministro da Namíbia, Nahas Angula; ministro da Economia e Inovação de Portugal, Manuel Pinho; ministro do Turismo da Grécia, Fanny Palli-Petralia; ministro do Turismo e Antigüidades da Jordânia, Osama Dabbas; ministro do Turismo de Montenegro, Pedrag Nenezic; e vice-governador da Louisiana (Estados Unidos), Mitch Landrieu.

Na noite de hoje, Marta participa do anúncio dos vencedores do “Tourism for Tomorrow Awards 2007", prêmio promovido pelo WTTC e dedicado ao reconhecimento de iniciativas de melhores práticas no setor. O Brasil concorre na categoria Turismo de Conservação com o Refúgio Ecólogico Caiman, localizado em Miranda (MS). O refúgio – um dos 12 finalistas entre 130 candidatos de mais de 40 países – disputa com a estação de esqui ecológica Aspen Skiing Company (Estados Unidos) e o parque aquático natural Aqua-Trek (Ilhas Fiji).

Cristo Redentor - Em toda oportunidade, a ministra também tem pedido votos para o Cristo Redentor se tornar uma das novas sete maravilhas do mundo contemporâneo. O monumento é um dos 21 finalistas do concurso internacional, criado pela fundação suíça “New Seven Wonders”, em colaboração com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para votar basta acessar o endereço www.new7wonders.com.

A delegação brasileira, além da ministra, é composta pela presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, pelos secretários de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, da Bahia, Domingos Leonelli, do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de Santa Catarina, Gilmar Knaesel, além da diretora de Turismo da São Paulo Turismo, Luciane Leite, e da executiva-chefe do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, Neila Araújo.

Até domingo (13), a ministra terá encontros com empresários da indústria hoteleira e da aviação civil, com a ministra da Cultura de Portugal, Maria Isabel Pires de Lima, com jornalistas internacionais, além de participar de evento da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e de Turismo (APAVT).

  
  

Publicado por em