Mochileiros estão na mira do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo quer resgatar a utilização dos albergues da juventude, um meio de hospedagem alternativo barato e que é bastante apropriado para o intercâmbio cultural. Em conjunto com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, o Ministéri

  
  

O Ministério do Turismo quer resgatar a utilização dos albergues da juventude, um meio de hospedagem alternativo barato e que é bastante apropriado para o intercâmbio cultural. Em conjunto com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, o Ministério está preparando um projeto para incentivar os turistas brasileiros a utilizar, de forma sistemática, a hospedagem em albergues. A meta é atingir 500 mil alberguistas, a curto prazo; e um milhão de turistas, a médio prazo.

Apesar do Brasil possuir uma população composta de 10 milhões de jovens, aproximadamente, o país nunca trabalhou profissionalmente o nicho, que inclui mochileiros de todas as idades que procuram uma acomodação prática e barata.

`Existe um trabalho sério para buscarmos o viajante mundial e o cliente interno, pessoas que aproveitam suas férias para andar pelo Brasil e pelo mundo se hospedando nos albergues`,diz o assessor especial da Secret. Nacional de Políticas do Turismo,José Roberto.

O projeto foi dividido em duas partes: a apresentação do potencial para a busca de empreendedores e a própria busca da clientela.

`Este trabalho conjunto permitirá uma ação rápida, inclusive com a participação do Sebrae, para darmos um grande impulso a este nicho`, disse José Roberto de Oliveira.

Os albergues da juventude são encontrados em mais de 4.000 cidades turísticas do Brasil e do exterior. A principal filosofia dos albergues é proporcionar o intercâmbio cultural entre viajantes do mundo inteiro.

Basicamente, os albergues oferecem quartos e banheiros coletivos; e sala de convivência, geralmente com TV, e cozinha comunitária. Eles são credenciados pela rede internacional Hostelling International, detentora da marca mundial dos albergues e responsável pela garantia do padrão internacional.

Fonte: Marlene Gomes

  
  

Publicado por em

Valquiria Ermelinda Silva

Valquiria Ermelinda Silva

17/02/2009 09:53:22
como faço e qual o procedimento par eu me credenciar meu albergue na rede internacional hostelling international???

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Valquiria, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem