Mtur reforça convênio com a ABIH Nacional visando capacitação de gestores

Eraldo Alves da Cruz e Márcio Favilla O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, representando o ministro Walfrido dos Mares Guia, disse que há duas semanas o convênio entre o minist&e

  
  

Eraldo Alves da Cruz e Márcio Favilla

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, representando o ministro Walfrido dos Mares Guia, disse que há duas semanas o convênio entre o ministério e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) foi reforçado e a previsão é a capacitação de 3 mil gestores do setor, através do Projeto Competitividade dos Meios de Hospedagem. "O Ministério do Turismo vê com enorme importância a união de todas as entidades envolvidas no setor estarem reunidas neste Conotel".

Eraldo Alves da Cruz, Jeanine Pires e Márcio Favilla

De acordo com Favilla, 86,3% dos estrangeiros que visitaram o País no ano passado disseram que o Brasil superou ou atendeu plenamente as suas expectativas. Dos 43.203 turistas estrangeiros entrevistados em 12 portões de saída do Brasil, 97% revelaram que querem voltar ao País e 67% já estiveram no Brasil mais de um vez. Ele disse que esse índice de fidelização altíssimo é resultado é fruto do trabalho que todos os envolvidos no setor estão fazendo.

Ainda de acordo com o secretário, a hotelaria é um dos setores que mais empregam no País. Para cada 100 empregos formais e diretos, gera mais 26 empregos formais indiretos em outros setores da economia brasileira. "O nosso setor gerou 263 mil empregos diretos formais nos últimos três anos. Uma pesquisa da Universidade de Brasília indicou que para cada emprego formal no turismo, nós temos duas ocupações informais, ou seja, nós temos 780 mil empregos e ocupações geradas nestes três anos", avaliou.

Márcio Favilla otimista com o turismo

Favilla acredita que até o fim deste ano sejam criados mais 310 mil empregos formais e informais, e espera terminar o ano com cerca de 1,1 milhão de ocupações. "Para o ano que vem, nós temos todas as condições de superar a meta de 1,2 milhão de empregos criados, que é a meta síntese das cinco que temos no Plano Nacional de Turismo".

Finalizando, o secretário anunciou que na semana passada foi assinada uma portaria interministerial entre a Embratur e a Secretaria da Receita Federal que detalhou os procedimentos para a isenção do imposto de renda sobre as remessas para pagamento de ações vinculadas à promoção do turismo brasileiro no exterior. "Essa portaria irá gerar uma economia de quase 20% para a iniciativa privada que investe no setor".

Platéia atenta aos discursos

No discurso eletrônico do presidente da ABIH Nacional, diversas personalidades do trade tiveram participações especiais no vídeo apresentado. O presidente da associação de hotéis, restaurantes, bares e similares, Norton Lenhart, por exemplo, lembrou a baixa escolaridade da mão-de-obra empregada nessa indústria, além de elogiar um reconhecimento crescente por parte órgãos governamentais sobre a importância do turismo na economia nacional. E o presidente do conselho do grupo Othon, Álvaro Bezerra de Melo aplaudiu a entrada dos resorts em território nacional, categoria que responderá por 12 mil novos quartos.

Fonte: ABIH

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em