MTur traz ao Brasil professor da Univ. de Catalunha para falar sobre Tur. Suste

A reserva mundial de biosfera Sierra Gorda, no México é um dos mais recentes projetos do estudioso que será apresentado no terceiro Fórum Mundial de Turismo. Turismo em áreas protegidas, este é o tema da palestra do professor Oriol Sallent Boaventura

  
  

A reserva mundial de biosfera Sierra Gorda, no México é um dos mais recentes projetos do estudioso que será apresentado no terceiro Fórum Mundial de Turismo.

Turismo em áreas protegidas, este é o tema da palestra do professor Oriol Sallent Boaventura da Universidade da Catalunha, na Espanha que estará presente no terceiro Fórum Mundial de Turismo, em Porto Alegre, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, na PUC-RS.

Oriol vai expor a importância do turismo sustentável realizado em Sierra Gorda, no MÉXICO. Esse local compreende uma área de quase 400 mil hectares do Estado de Querétano, e foi decretado pela UNESCO como Reserva Mundial da biosfera, em 1997. A área vem sendo explorada há 18 anos, como destino turístico pelo Grupo Ecológico Sierra Gorda, cujo principal objetivo é preservar o meio ambiente e implementar o desenvolvimento sustentável da região e das comunidades rurais e indígenas.

A reserva mundial além de garantir belas trilhas também oferece ao visitante um passeio pela cultura indígena, pois há índios e uma população rural no local que mantêm suas tradições. Outros atrativos da região são a Sauna Sagrada Xamânica Temascal e os caminhos que foram trilhados por Franciscanos há mais de três séculos. De acordo com o professor Oriol, a idéia do seu projeto " Ecoturismo Sierra Gorda - na rota da conservação" é estabelecer uma relação homem-terra de igualdade e intercâmbio e propor a experiência de uma redescoberta com a mãe natureza. "As coisas acontecem devagar, mas estamos muito felizes com os resultados. É melhor assim aceitando e respeitando esse ritmo, desta forma aprendemos a trabalhar com esses povos, ao mesmo tempo que eles também aprendem mais sobre suas origens e história", complementa Oriol.

Oriol Sallent Boaventura, de 41 anos, tem formação em educação física, mas há 20 anos dedica-se ao turismo sutentável. Ele dá aulas de Esporte e Turismo Ativo, na Universidade da Catalunha, Espanha. Há 15 anos, atua com turismo sustentável e já desenvolveu trabalhos semelhantes em países como Turquia e Itália. Há três anos está com o projeto Sierra Gorda por meio da Associação Internacional de Empreendedores Sociais", primeiro como voluntário ao lado da esposa e há dois anos, dedica-se ao projeto "in loco" durante um semestre por ano. A convite do Ministério do Turismo, será palestrante do painel Turismo em áreas protegidas na PUC-RS.

O projeto se estrutura em três pilares: uma rede de ecopousadas, a Red de Albergues Ecoturísticos Sierra Gorda - RASG, com três em funcionamento e duas em construção; o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e a Sierra Gorda Eco Tours, uma operadora turística criada especialmente para vender os produtos do lugar. As ecopousadas são pequenos hotéis distribuídos pela reserva, localizados próximos a cidades onde são desenvolvidas diferentes atividades, sempre com a participação da comunidade. "Não são hotéis de luxo, mas possuem um bom padrão de qualidade, considerando-se o que as pessoas esperam, como limpeza, boa comida, hospitalidade e informação", diz Oriol.

Ainda de acordo com o professor, algumas atividades já estão em andamento, como em Santa María de Cocos, onde o turista aprende a criar seu próprio jardim. Em San Juan de Los Durán, estudantes e visitantes podem aprender a cultura local em "semanas científicas". Já a pequena localidade de La Trinidad atrai o público da melhor idade, com atividades como oficinas de hortas. Lá vivem apenas 15 famílias e, curiosamente, só se chega depois de viajar de caminhonete e andar durante uma hora e meia por trilhas. A cidade que proporcionará a experiência xamânica será escolhida em outubro.

A organização não-governamental Reserva da Biosfera é a responsável pelo plano de desenvolvimento do turismo de forma sustentável, que se concentra na melhoria da infra-estrutura e na preservação da natureza. "Temos metas de planejamento, como por exemplo finalizar a sinalização de toda a reserva nos próximos 10 anos", explica Oriol, também defensor de uma operadora específica para a reserva. "A observação de pássaros durante uma semana inteira, muito procurada por turistas americanos e ingleses, por exemplo, foi um passeio criado pela nossa operadora; se ninguém vende, não há como conhecer o produto", conclui.

___

Caso: Ecoturismo Sierra Gorda - Na rota da conservação - localizda no México
Premiações: Vencedor do Tourism for Tomorrow 2006, na categoria Destinos. Promovida pelo World Travel and Tourism Council (WTTC)

Palestrante: Oriol Sallent I Boaventura
Painel: Turismo em Áreas Protegidas
Tema: Conservação da Biodiversidade
Data: 30 de novembro, das 8h30 às 11h
Local: Campus da PUC-RS - AVENIDA IPIRANGA, 6681 - EM FRENTE AO HOSPITAL São Lucas)

___
Mais Informações | FSB Comunicações
Lucia Longo
Assessoria de Comunicação
Brasília ( 61 ) 3321 7055 / ( 61) 3321 7045
São Paulo ( 11 ) 3061 9596 / cel. (11) 8562 7286

  
  

Publicado por em