O Brasil esteve representado em 40 eventos de promoção turística

A Vakantiebeurs , de 9 a 14/1 , em Utrecht, na Holanda, é o primeiro compromisso dentro da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior em 2007 definida pelo Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Insti

  
  

A Vakantiebeurs , de 9 a 14/1 , em Utrecht, na Holanda, é o primeiro compromisso dentro da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior em 2007 definida pelo Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo). O mês de janeiro reserva ainda, pouco depois, outras duas feiras internacionais da área e que movimentam muitos profissionais entre as nações ibéricas: a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), em Portugal, entre os dias 24 e 28; e a Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madrid), de 31/01 a 04/02, na Espanha.

“Estes eventos já marcam, tradicionalmente, a abertura de nosso calendário e atendem a importantes mercados emissores de turistas para o Brasil. Portugal é o principal emissor europeu e o terceiro no geral, tabela na qual a Espanha é o nono e, a Holanda, o 12º. Juntos, estes países foram responsáveis por aproximadamente 12% do fluxo turístico para o País em 2005”, destaca a gerente de Eventos Promocionais e Feiras da EMBRATUR, Maria Katavatis, sobre a importância dos primeiros encontros do ano.

O primeiro semestre já tem definidos, além destes, outros 14 eventos até o final de maio As inscrições para todos eles já podem ser feitas por meio do sistema informatizado implantado no portal da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau (FBC&VB) no endereço www.fbcvb.org/hotsite/inscrição.

Ao todo, serão 16 participações em feiras no exterior até a metade do ano. Esses eventos serão realizados em 11 diferentes mercados: Alemanha, Espanha, Itália, Portugal (dois em cada um destes países), Holanda, Inglaterra e Suécia, na Europa; Colômbia e Peru, na América do Sul; EUA, na América do Norte; e Emirados Árabes Unidos, na Ásia.

O calendário para o próximo ano sucede uma temporada cheia de compromissos em 2006, quando o Brasil atingiu números máximos desde a destinação exclusiva da EMBRATUR à promoção turística internacional, em 2003, com a criação do Mtur. De janeiro a dezembro o País esteve presente a 40 feiras internacionais de turismo, contando com a participação de 1272 co-expositores.

Estes profissionais que atuaram pela divulgação do Brasil voltaram a apoiar maciçamente a estrutura disponibilizada para o trabalho. O índice de aprovação ao estande utilizado e a toda sua concepção definida pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional chegou a 94%, conforme apontaram os questionários de avaliação preenchidos pelos expositores. Palco não somente para negócios e contatos comerciais, o estande do Brasil nas feiras serviu também para apresentar ao público internacional a diversidade da cultura nacional, através de números musicais, de dança, grupos folclóricos e performances circenses, além de produtos e comidas típicas. Também mostraram versatilidade para acolher maior ou menor número de participantes, mantendo a funcionalidade e atratividade do layout.

Confira abaixo a tabela com a evolução dos números das feiras internacionais ao longo dos últimos anos:


Dados




2003




2004




2005




2006


Nº de Feiras

26

40

40

4o

Co-expositores

383

851

1152

1272


Fonte: Embratrur

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em