Operadores de turismo visitam os atrativos de Porto Alegre

A Caravana Brasil acaba de chegar do Rio Grande do Sul, onde realizou sua primeira viagem do segundo semestre. Os atrativos de Ecoturismo e Cultura de Porto Alegre, Itaimbezinho e Bento Gonçalves foram visitados por 14 operadores de turismo brasileiros,

  
  

A Caravana Brasil acaba de chegar do Rio Grande do Sul, onde realizou sua primeira viagem do segundo semestre. Os atrativos de Ecoturismo e Cultura de Porto Alegre, Itaimbezinho e Bento Gonçalves foram visitados por 14 operadores de turismo brasileiros, que trabalham com receptivo internacional, entre os dias 23 e 27. Projeto do Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), a Caravana Brasil tem o objetivo de ampliar e diversificar a oferta turística do País no exterior.

Em Porto Alegre, a expedição conheceu a gastronomia, seus prédios históricos, morros, monumentos, o Paço dos Açorianos, onde funciona a prefeitura da cidade, e a Ilha da Pintada. Já no Cânion do Itaimbezinho foi visitada a Cascata Véu de Noiva, Trilha do Cotovelo e Trilha do Vértice. Em Bento Gonçalves, o grupo passou pelos Caminhos de Pedras e Vale dos Vinhedos. No vale, conheceram a queijaria Valbrenda e as vínícolas Vallontano, Casa Valduga e Miolo. Nessa última, tiveram uma aula de degustação. Em cada uma delas, houve a degustação de espumantes e o acompanhamento de um enólogo, que explicava o processo de fabricação do vinho.

Diego Meneghetti, operador de receptivo internacional da Nascimento Turismo, acompanhou a expedição e ficou muito bem impressionado com a qualidade do receptivo de uma forma geral. Para ele, existem muitos destinos dentro de um espaço geográfico pequeno. "O que me chamou a atenção foi a parte cultural. As vinícolas têm uma estrutura de atendimento excelente. A região nos abriu várias possibilidades de comercialização", disse.

Quem concorda com Diego é a executiva de contas da GB Internacional: "De todas as caravanas que eu participei essa foi a melhor. Foi deliciosamente instrutiva por conta da gastronomia e dos vinhos. Tudo o que nós vimos é perfeitamente vendável", comentou.

Já Celso Cardoso, sócio diretor da Easygoing, acha que o destino está pronto, apesar de precisar de algumas pequenas adequações de roteiro e estrutura. "Os principais atrativos são as vinícolas e a parte da natureza, dos cânions, que são excelentes", concluiu.

Até o final do ano serão visitados também destinos de Sol & Praia, além de vários outros de Ecoturismo e Cultura nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Minas Gerais (Estrada Real), Distrito Federal e Goiás - Maranhão e Mato Grosso do Sul.

No período de 20 a 31 de outubro serão realizadas seis caravanas internacionais simultâneas. Operadores alemães vão conhecer destinos de Sol & Praia em Pernambuco e Alagoas, enquanto que espanhóis, os de Ecoturismo e Cultura no Distrito Federal e Goiás. Italianos visitam destinos de Ecoturismo no Maranhão; os do Reino Unido ficam com Sol & Praia no Rio Grande do Norte; os norte-americanos com Ecoturismo no Amazonas; e os franceses com Cultura em Minas Gerais, na Estrada Real.

Durante a viagem, além do destino, os participantes podem conhecer equipamentos e atrativos, além de participar de uma rodada de negócios. A rodada tem como objetivo abrir possibilidades comerciais entre os profissionais do local visitado (receptivos locais e meios de hospedagem) e os participantes, que são operadores receptivos nacionais com foco na comercialização de destinos brasileiros no exterior e agências de viagens e turismo com registro no Ministério do Turismo.

A Caravana Brasil é uma das atividades da Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Mercado Internacional. No formato de viagem de familiarização para operadores, o projeto acontece desde 2003. Já foram realizadas 98 viagens, com mais de 800 participantes, entre operadores de turismo e imprensa. É operado em conjunto com a BITO (Brazilian Incoming Travel Organization).



Fonte: Embratur

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em