Cunha recebe centenas de pessoas em encontro de astronomia e observação do céu com telescópios

Ao redor de uma grande fogueira e à base de muito quentão, cidade no interior de São Paulo comemora o Ano Internacional da Astronomia com atividades para astrônomos e turistas

  
  

No dia 30 de maio, a Estância Climática de Cunha, localizada a 220 km da capital paulista e a 45 km das cidades de Guaratinguetá (SP) e Paraty (RJ), sedia o encontro “Espiando a Lua na Luneta”. Cerca de 300 interessados em astronomia (astrônomos e turistas), são esperados para um dia inteiro de atividades com ênfase na educação científica e preservação dos céus da cidade. Fogueira, quentão, palestras, observação da Lua, planetas e objetos celestes fazem parte do cronograma.

Com céu favorável para a prática da astronomia, Cunha apresenta um dos menores índices de poluição luminosa no estado, destacando céus escuros, coalhados de estrelas, principalmente de maio a agosto. “Com apoio da Prefeitura Municipal de Cunha e do Observatório Astronômico do CTA de São José dos Campos, que disponibilizou este ano o telescópio, nossa idéia é todos tenham a oportunidade de observar o céu através do equipamento”, diz Gilberto Jardineiro, organizador do evento. “E quem tiver Luneta, pode trazer”, aconselha.

Este ano o evento conta com a participação do astrônomo Agusto Damineli, cientista astrofísico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e diretor brasileiro do Ano Internacional de Astronomia, que em 2009 comemora os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Esta será uma celebração mundial da Astronomia, dando forte ênfase à educação, envolvimento público e engajamento dos jovens na ciência. Na ocasião, Damineli vai ministrar a palestra “Da Terra ao Big-Bang”.

Programação:

15h Palestra “Da Terra ao Big-Bang”, com Augusto Damineli
16h Apresentação O Observatório Astronômico do CTA
17h O Céu que vamos ver – A Lua, Saturno e Via Láctea
18h às 24h Observação do Céu com Telescópio

Serviço:
Espiando a Lua na Luneta em Cunha
Data: 30 de maio
Local: Alto do morro do Filinto
Entrada franca
- em caso de tempo encoberto, não haverá observação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cidade de Cunha

  
  

Publicado por em