Pirapora do Bom Jesus comemora o Dia Nacional do Samba com apresentações

Dia 02 de dezembro é o dia Nacional do Samba e Pirapora do Bom Jesus contará com a apresentação do Samba de Roda no Espaço Samba Paulista Vivo,às 16 h, entrada franca. O grupo do Samba de Roda também participará das comemora

  
  

Dia 02 de dezembro é o dia Nacional do Samba e Pirapora do Bom Jesus contará com a apresentação do Samba de Roda no Espaço Samba Paulista Vivo,às 16 h, entrada franca.

O grupo do Samba de Roda também participará das comemorações da Cidade de São Paulo, onde se apresentará no evento promovido pela UESP – União das Escolas de Samba de São Paulo, às 12h, no Vale do Anhangabaú.

A data de 2 de dezembro foi introduzida no calendário nacional como sendo o dia do samba, hoje patrimônio imaterial do Brasil, devendo ocorrer shows e homenagens por todo o país.

A data do Dia Nacional do Samba tem sua historia curiosa: foi dada nos anos cinqüenta em homenagem a primeira visita de Ary Barroso à Bahia, quando Luiz Menezes Monteiro da Costa, professor de História, baiano, atuando como vereador em Salvador, enviou projeto de lei a Câmara Municipal que a aprovou.

Anos mais tarde, no I Congresso Nacional do Samba realizado no então estado da Guanabara entre 28 de novembro e 2 de dezembro de 1962, através de um projeto de lei do deputado estadual Frota Aguiar, que aprovado pela Assembléia Legislativa, nacionalizou-se a data e desde então tornou-se um dia para se comemorar toda a riqueza do samba, um dos principais patrimônios culturais brasileiros.

E Em Pirapora do Bom Jesus, não poderia ser diferente, a cidade que é tida como o Berço do Samba Paulista. “ O grupo Samba de Roda de Pirapora do Bom Jesus comemorará o Dia Nacional do Samba, se apresentando em Pirapora do Bom Jesus e em São Paulo, em evento promovido pela UESP- União das Escolas de Samba de São Paulo, que contará com diversas apresentações da cultura popular paulista.” Comentou Katherine Silva, turismóloga, que coordena juntamente com Policarpo Cruz o Espaço Samba Paulista Vivo, conhecido como “Casa do Samba”.

“Buscamos estreitar o relacionamento entre as mais diversas instituições voltadas ao Samba de forma a difundir Pirapora do Bom Jesus como referência das origens do Samba Paulista. Para tanto priorizamos enriquecer o acervo histórico, transmitir a cultura do Samba de Roda para os jovens do município e aprimorar o Espaço do Samba Paulista Vivo como atrativo Cultural e Turístico, para isso buscamos parcerias”. Comentou. “As parcerias são fundamentais, já contamos com o apoio do Sebrae e recentemente pleiteamos projetos no concurso da Secretaria do Estado da Cultura e classificamos em 2º lugar como suplente, estamos no aguardo pois há chances de sermos contemplados com os recursos. Comemorou.

Para que deseja participar das comemorações em Pirapora do Bom Jesus, será as 16h, no Espaço Samba Paulista Vivo, sito a Rua José Bonifácio, s/nº Centro. Entrada Gratuita.

Mais informações por email: espacosambavivo@piraporadobomjesus.sp.gov.br

Para quem deseja conferir a programação da UESP:

CRONOGRAMA - DIA DO SAMBA 2006

Data: 2 de dezembro, sábado

Horário: das 6h00 às 20h00

Local: Boulevart São João

Realização:

(UESP) - União das Escolas de Samba Paulistanas, (LIGA) - Liga das Escolas de Samba de São Paulo, (FESEC) - Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de São Paulo, (ABBC) – Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo, (ABASP) – Associação das Bandas Carnavalesca de São Paulo, e (ADESP) – Associação dos Destaques das Escolas de Samba Paulista. (AMESPBESSP) Associação dos Mestres Salas e Portas Bandeiras e estandarte de São Paulo.

Apoio Institucional: São Paulo Turismo S.A., Secretaria Municipal da Cultura.

HORARIOS

6h – Alvorada (Cruzamento da Avenida São João com a Avenida Ipiranga)

6h30 às 9h30 – Café da manhã (Bar Brahma)

12h – Cerimônia de Início

12h05 – Primeira leitura da Carta do Samba

12h10 – Apresentação: Samba de Pirapora

13h05 – Segunda leitura da Carta do Samba

13:10 – Apresentações da ABASP (Marchinhas carnavalescas, Ruth Amaral, Manoel Ferreira, Mulatas da Banda do Candinho, entre outras)

13h40 – Terceira leitura da Carta do Samba

13h45 – Pagode de Mesa (Sambistas da Paulicéia, representantes das grandes rodas de samba de São Paulo, Projeto Samba Autêntico, Samba de Vela e Samba da Lage, Borba, Ideval Anselmo, Nelson Primo, entre outros)

16h45 – quarta leitura da Carta do Samba

16h50 – Apresentações ABBC (Bloco carnavalesco A Bruxa Está Solta)

17h25 – quinta leitura da Carta do Samba

17h30 - Escolas de Samba da UESP – Pré-lançamento dos CDs do Grupo 1 e Grupo Especial de Blocos.

18h30 – Velhas Guardas Musicais da Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco, Peruche, Rosas de Ouro, entre outras.

19h30 - Eleição do Cidadão e Cidadã do Samba 2006.

20h00 - Final, com apresentação de Escolas da LIGA

  
  

Publicado por em