Planetário do Ibirapuera oferece um Banho de Lua neste sábado

Planetário do Ibirapuera oferece observação gratuita da Lua em sua fase crescente no próximo sábado, dando continuidade do programa Banho de Lua Hit dos anos 50 na voz da cantora Celly Campelo, “Banho-de-Lua&r

  
  

Planetário do Ibirapuera oferece observação gratuita da Lua em sua fase crescente no próximo sábado, dando continuidade do programa Banho de Lua

Hit dos anos 50 na voz da cantora Celly Campelo, “Banho-de-Lua” se tornou uma canção clássica. A letra que enaltece a beleza do luar e o traz como amigo fez despertar nas pessoas grande vontade de desfrutar do brilho esplêndido da Lua.

Há aqueles que acreditam que a Lua é só mais uma faceta do céu, assim como as estrelas. Já outros a usam para crendices como cortar os cabelos em determinada fase, seja para crescerem mais rapidamente, mais fortes, leves etc. Os mais antigos advertem que apontar o indicador para Lua faz nascer na ponta do dedo uma verruga.

Nas crianças, o satélite natural da Terra atiça a imaginação, com formas dos mais diversos desenhos em sua face. Para os adultos, serve como parte do cenário ideal para um bom passeio noturno.

Esta que inspira os apaixonados como tema de poema, por ser tão envolvente e misteriosa, desperta em todos a curiosidade de entender o porquê de seu brilho prata tão intenso e suas fases alternadas.

Pensando nisso, o Planetário Professor Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera,

promove, desde março,

o pro

grama

Banho de Lua, que disponibilizará mensalmente telescópios, com a assistência de astrônomos, para acompanhar uma de suas fases: a crescente.

Os Banhos de Lua ocorrem aos sábados próximos ao período que antecede a chegada da Lua em Quarto Crescente.

Anote as datas:

Abril: 28 (Lua em Quarto Crescente no dia 24)

Maio: dia 26 (Lua em Quarto Crescente no dia 23);

Junho: dia 23 (Lua em Quarto Crescente no dia 22);

Julho: dia 21 (Lua em Quarto Crescente no dia 22);

Agosto: dia 18 (Lua em Quarto Crescente no dia 20);

  • Setembro: dias 15 ou 22 (Lua em Quarto Crescente no dia 19);

Outubro: dia 20 (Lua em Quarto Crescente no dia 19).

Nos meses de novembro e dezembro, em virtude da programação especial de fim de ano, as datas ainda serão definidas. É importante frisar que os eventos acontecerão sempre que o céu estiver limpo, ou seja, sem nuvens, pois encoberto não dá possibilidade de observação.

Serviço

Banho de Lua

Horário: das 20h às 21h (após o término da última sessão de projeção)

Local: Planetário Aristóteles Orsini – Parque Ibirapuera

Portão 10 (entrada de pedestres) ou Portão 3 (entrada para veículos)

fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

  
  

Publicado por em