Polo Ecoturístico Lagamar é uma boa opção para as férias

O período de férias é o momento oportuno para viajar e estar em contato com a natureza. Uma boa opção de destino é Pólo Ecoturístico Lagamar, implantado nos municípios paulistas de Iguape, Can

  
  

O período de férias é o momento oportuno para viajar e estar em contato com a natureza. Uma boa opção de destino é Pólo Ecoturístico Lagamar, implantado nos municípios paulistas de Iguape, Cananéia, Pariquera-Açú e Ilha Comprida e desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica.

A imensa diversidade biológica do Lagamar, com florestas, campos de altitude, praias, rios, lagunas, cachoeiras, ilhas, restingas e mangues, possibilita várias opções: caminhadas por praias desertas ou matas, passeios de canoa, trilhas de bicicleta, observação de aves, visitas a criadouros de ostras e viveiros de plantas nativas. Além de incursões por sítios arqueológicos onde estão os sambaquis deixados por populações de mais de 5 mil anos, e até passeio pela baía onde golfinhos se reproduzem.

Outras alternativas de entretenimento oferecidas pelo Pólo Ecoturístico Lagamar são as visitas a patrimônios histórico-culturais. A cidade de Iguape possui o maior número de edificações tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional do Estado de São Paulo, num total de 62 construções coloniais. Grande parte das comunidades caiçaras da região também conseguiu manter intactos seus costumes tradicionais, como a pesca, a culinária e festas típicas.

Diversas agências de ecoturismo oferecem pacotes de quatro dias, com transporte, hospedagem, pensão completa na Ilha do Cardoso, guias, seguro-viagem, passeios de barco e caminhadas por trilhas. Também sugerem o pagamento da taxa ambiental (R$ 5,00) para investimento no pólo.

O ecoturismo é uma opção econômica sustentável de incentivo à conservação de patrimônios naturais, históricos e culturais. Além disso, proporciona ao turista um contato direto com a natureza quase intocada pelo homem.


Sobre o Projeto Pólo Ecoturístico Lagamar :


Implantado nos municípios, o Projeto Pólo Ecoturístico do Lagamar (PEL) foi idealizado e desenvolvido pela

Fundação SOS Mata Atlântica.

O belo cenário e a estrutura existente na região para o turismo de veraneio levaram a entidade a desenvolver um modelo para aliar o desenvolvimento regional à proteção ambiental, por meio de atividades turísticas organizadas e sustentáveis.

Esse projeto, que obteve reconhecimento internacional ao ganhar em 1999 o prêmio de Melhor Projeto de Planejamento de Destino Ecoturístico pela revista norte-americana Condé Nast Traveler, conta com

o patrocínio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a colaboração de dezenas de agências de viagens, hotéis, restaurantes, associações comerciais, barcos, guias, prefeituras e instituições como a Fundação Florestal.

Fonte: Voice Comunicação Institucional

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em