Projeto Trilha Jovem prorroga inscrições para alunos do ensino médio

FOZ DO IGUAÇU - Atendendo a pedidos e considerando o curto espaço de tempo destinado às pré-inscrições para o processo de seleção, o Trilha Jovem – Turismo e Responsabilidade Social – abr

  
  

FOZ DO IGUAÇU - Atendendo a pedidos e considerando o curto espaço de tempo destinado às pré-inscrições para o processo de seleção, o Trilha Jovem – Turismo e Responsabilidade Social – abrirá mais um dia de inscrição.

Alunos do Ensino Médio, com idade entre 16 e 24 anos têm nova oportunidade para se inscrever no Processo Seletivo no próximo dia 12, no COMTUR, Conselho Municipal de Turismo, localizado no Edifício Pedro Bassso que fica na Rua Almirante Barroso, 1293 sala 1203, na região central. O atendimento será das 8hs às 18hs, sem interrupções.

O Projeto - O Projeto capacita jovens para o ingresso em ocupações base do mercado turístico em três áreas: Alimentos e Bebidas; Meios de Hospedagem e Viagens e Turismo. São quatro meses de aulas diárias, realizadas no contraturno escolar.

É um projeto nacional coordenado pelo Instituto de Hospitalidade, na Bahia e executado, em Foz do Iguaçu, pelo Instituto Pólo Iguassu. Conta com o apoio de diversas instituições locais, com destaque à Itaipu e Fundação Parque Tecnológico Itaipu que fornecem a infra-estrutura para abrigar a sede e as salas de aula do projeto.

Informações:

Telefone: 3520-5846

e-mail: trilhajovemfoz@pti.org.br

Trilha Jovem vai capacitar novas turmas em Foz

FOZ DO IGUAÇU, PR - O projeto Trilha Jovem está selecionando, em Foz do Iguaçu, novas turmas para participar do curso de capacitação profissional em turismo e responsabilidade social.

Na terça-feira, dia 7, terminou a fase de pré-inscrição para participar do treinamento. Os jovens de 16 a 24 anos eleitos devem passar por mais cinco etapas antes da convocação final para o treinamento.

Eles vão participar de uma palestra de esclarecimento, da inscrição ofical, responder um questionário para selecioná-los, dinâmicas de grupo e pela entrevista individual antes da coordenadorida do projeto escolher os jovens.

O projeto Trilha Jovem visa capacitar jovens para o ingresso em funções base do setor turistíco regional. Em 2006, 120 pessoas participaram do programa. Neste ano, a estimativa é que 240 estudantes sejam capacitados.

Para ingressar, os interessados devem ter idade de 16 a 24 anos, estar cursando o ensino médio da rede pública, renda familiar de até três salários mínimos comprovada por contas residenciais e certificados de renda, perfil para o turismo – trabalhar com distintos públicos em horários alternativos, finais de semana, e feriados ; cordialidade, comunicabilidade, agilidade e outros, além de dispiosição.

Parcerias - O projeto foi elaborado pelo Instituto de Hospitalidade, em Salvador. Ele é financiado pelo Ministério do Turismo, Fundação Internacional da Juventude, Counterpart e USAID. Tem como parceiros ainda a ABAV, ABIH e ABRASEL.

Em Foz do Iguaçu, o projeto é executado desde 2006 pelo Instituto Pólo Iguassu, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), ICVB, Foztrans, empresas de turismo, hotelaria e transporte coletivo, Itaipu Binacional e Parque Técnológico Itaipu, onde são ministradas as aulas.

Ao todo, são realizadas 580 horas de aulas teóricas e vivências práticas. Ministradas no contra-turno escolar, as aulas são gratuitas e diárias.

Segundo o coordenador do projeto em Foz, René Spúlveda, elas ocorrem durante 40 meses contínuos para apresentar aos alunos práticas de experiência profissional com 80 horas, requisito considerado obrigatório. “Nossa proposta é lançar mão-de-obra qualificada ao mercado do turismo com pessoas da nossa cidade”, frisou.

Depois de conhecer as bases do turismo sustentável, as turmas são dividias em três áreas: alimentos e bebidas – para maiores de 18 anos -, meios de hospedagem, e viagens e turismo. A formação é complementada com oficinas de informática, língua estrangeira, expressão em diferentes linguagens, empreendedorismo e segurança de alimentos.

Fonte: Agência Brasileira de Notícias

  
  

Publicado por em