Confira 7 dicas para encontrar as famosas promoções de passagens aéreas baratas

Nunca consegue encontrar as passagens aéreas em promoção? Reunimos 7 dicas de como localizar estas passagens e economizar na hora da compra.

  
  
A famosa lei da oferta e demanda é a principal dica para conseguir passagens aéreas baratas

Diariamente dezenas de destinos estão com promoções de passagens aéreas, mas muitas vezes os consumidores não conseguem encontrá-las. Reunimos aqui diversas dicas de como localizar estas passagens aéreas promocionais e economizar na hora da compra. Agora, com todas estas dicas não terá como dizer que não consegue achar passagens superbaratas!

Porém, se o objetivo é pagar pouco (ou quase nada) por passagens aéreas, uma outra forma de se conseguir isso é pagando com Milhas Aéreas. Se você estiver ganhando e acumulando suas milhas aéreas de forma otimizada, vai ver que no final das contas conseguiu comprar passagens aéreas gastando quase nada.
Para saber como ganhar e acumular mais milhas no seu dia a dia (mesmo sem ter cartão de crédito), clique aqui.

E, voltando a falar das dicas para você encontrar boas promoções das Cias Aéreas e conseguir passagens aéreas mais baratas, vamos a elas:

Flexibilidade
Esta é a palavra chave para quem quer economizar. Caso não tenha flexibilidade por qualquer motivo ficará mais difícil encontrar passagens aéreas promocionais ou baratas. Optar por um horário de voo menos badalado e por um aeroporto com menos fluxo de passageiros são dicas que irão lhe economizar um bom dinheiro ao final da viagem.

Oferta e demanda
A famosa lei da oferta e demanda é mais uma dica para conseguir passagens aéreas baratas. Não importa o destino do voo ou o local de embarque, haverá passagens baratas em horários alternativos.

Geralmente, os passageiros preferem os 'horários mais comuns', como embarcar de manhã e voltar ao final do dia. Porém, quem quer economizar precisa fugir do fluxo e pesquisar preços em horários alternativos. As passagens aéreas durante a madruga geralmente são bem mais baratas do que nos horários convencionais, independente do destino. Afinal, é muito melhor viajar de manhã ou a tarde do que durante a noite.

Não importa o destino do voo ou o local de embarque, haverá passagens baratas em horários alternativos

Rotas alternativas
Quanto mais ocupado estiver o voo, mais caro será. A dica é fugir dos principais aeroportos, pois os voos neles tendem a ter uma lotação maior. A principal ponte aérea do Brasil é um bom exemplo da diferença de valor que trará uma mudança de rota. São Paulo/ Rio de Janeiro é vendido por cerca de R$ 100 o trecho, mas quando a rota é alterada para Campinas/ Rio de Janeiro o preço da passagem fica até 50% mais barato.

Mesmo com a distância entre o Rio e Campinas (394 km) sendo maior do que com a cidade de São Paulo (357 km), a passagem é encontrada facilmente pela metade do preço com destino a cidade do interior paulista. Ainda incluindo o preço da passagem de ônibus entre São Paulo/Campinas que é de cerca de R$ 25, fica em média 30% mais barato optar pelo interior.

Feriados
Quem procura boas promoções deve fugir dos feriados. Se a companhia aérea sabe que aqueles voos irão lotar com qualquer preço porque fazer uma promoção? Para quem quer viajar em período de feriados, a dica é comprar a passagem aérea em dias menos concorridos. Na Páscoa, a maior parte da população pode voar a partir de sexta-feira, então, a dica é comprar a passagem para alguns dias antes. Na volta faça a mesma coisa! Compre a passagem em outro dia que não seja o domingo. Afinal, é o dia que tradicionalmente as pessoas voltam da viagem de Páscoa.

Antecedência
Qualquer empresa prefere vender um produto com meses de antecedência e garantir o dinheiro em caixa à vendê-lo próximo ao prazo de 'vencimento'. Com as companhias aéreas não é diferente. Quanto maior a antecedência de tempo na compra da passagem, maior será a probabilidade dela estar em 'promoção'.

Promoções
As promoções sempre possuem passagens aéreas a excelentes preços, mas geralmente possuem pegadinhas ou informações extremamente relevantes que não ganham o destaque merecido. É muito frequente encontrar em algumas promoções de passagens aéreas que elas só podem ser usadas em determinado período, mas nem sempre esta informação está em destaque.

Outra dica para não ter problemas nas promoções é conferir até qual data ela está válida e evitar realizar a compra na última hora. Assim como o pão sempre cai com a manteiga para baixo, o sistema da operadora aérea pode sair do ar, travar ou mesmo se esgotarem as passagens aéreas promocionais. Então, é importante que não deixe a compra do bilhete para o último minuto.

Por fim, leia atentamente as informações sobre a promoção para evitar problemas. Na pressa é muito comum comprar a passagem aérea e não se atentar as informações que estão no contrato. Leia-o atentamente e depois é só aproveitar a viagem!

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Thamyris Ribeiro

Thamyris Ribeiro

17/08/2014 14:41:44
Tento ao máximo seguir essas dicas, mas em relação a voos de ida e volta de Fortaleza para Brasília, nunca encontrei promoção... Parece que está mais barato viajar pro exterior do que comprar passagem para esse trajeto :/

Murilo cabral

Murilo cabral

23/03/2014 10:27:41
QUALQUER INICIATIVA QUE INIBA A GANANCIA É SALUTAR, EMBORA, SEJA QUASE IMPOSSÍVEL, "DERRUBAR" A LEI DA OFERTA E DA PROCURA.

Octaviano B, Sampaio

Octaviano B, Sampaio

23/03/2014 09:32:59
Já utilizo estes procedimentos e tenho encontrado excelentes promoções! Gostei deste site e estou incluindo nos favoritos.

Dennys Marcel

Dennys Marcel

Olá Octaviano, Ficamos felizes por nos adicionar aos seus 'Favoritos'. Agora, acesse diariamente o site e leia excelentes notícias! Confira está aqui --> [[http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/ecoturismo/conheca-o-rio-de-5-cores-que-e-considerado-um-dos-mais-belos-do-mundo-veja-fotos-17760.asp|Conheça o rio de 5 cores que é considerado um dos mais belos do mundo]] Abraços, Dennys Marcel
Maria de Fatima Reis

Maria de Fatima Reis

23/03/2014 09:20:48
estou aposentada quero viajar bastante e barato!

José ricardo castanheira nunes

José ricardo castanheira nunes

22/03/2014 23:10:32
Achei interessante. Uma ótima opção, aguardo novas sugestões!

Eva

Eva

22/03/2014 21:07:03
Achei super interesante essa repotasgem. Excelentes dicas!

Bruno Caporalini

Bruno Caporalini

22/03/2014 20:40:08
O ponto chave é: acompanhe os preços, conheça a dinâmica do mercado. Vou dar algumas dicas que valem para passagens nacionais:
- Flexibilidade pode ser importante, mas isso não é uma regra. Principalmente quando não se compra a passagem de última hora.
- Oferta e demanda também contam, mas já cansei de comprar passagem promocional em vôo lotado. Parece que o sistema das cias aéreas não é tão inteligente quando se lança uma promoção de final de semana ou com volta por preço fixo. O que acontece é que trabalham com X lugares reservados para tarifas promocionais e, nestes momentos a tarifa promocional é liberada (normalmente o melhores preços têm sido liberados aos sábados pela hora do almoço, quando uma empresa já respondeu à promoção lançada pela outra na sexta a noite. E atenção, não é todo fim de semana que há promoção e não é toda vez que anunciam promoção que está barato).
- Rotas alternativas, no passado, eram uma ótima opção, mas com o aumento da concorrência, nem sempre esta regra está valendo. Por exemplo, de Brasília a São Paulo, quase sempre é mais barato ir para Congonhas do que Viracopos ou Guarulhos, isso pq a Avianca entrou na briga, a TAM respondeu e a Gol não ficou para trás.
- Feriados são mais difíceis, mas não impossíveis. No último Carnaval, viajei de Brasília para Salvador em datas e horários concorridíssimos, avião 100% lotado, por R$125 o trecho (comprei uns 8 meses antes). Datas muito concorridas devem ser compradas com grande antecedência, mas não é simplesmente comprar. Os preços flutuam, deixe a página do comparador de preços do Decolar nos favoritos e acesse todos os dias. Vai demorar, mas pode encontrar algo bom. Não se assuste, os preços vão subir, mas também vão cair. Estabeleça um prazo de segurança, que sugiro ser de pelo menos 60 dias. De última hora é muito caro. Pense também em milhas, se isso for uma possibilidade para você.
- Antecedência, mas nem tanto (a não ser para datas super concorridas). O prazo ideal para comprar passagens para datas normais é entre 61 e 90 dias de antecedência. Antes disso, as empresas dificilmente lançam promoções e algumas não liberam as tarifas mais baratas por conta de incertezas, como variação cambial, cotação do combustível, possibilidade de alterações na malha aérea, etc.
- Promoções existem, são uma ótima oportunidade, mas nem sempre possuem passagens a excelentes preços. Cansei de ver um trecho vendido a preço X na quinta-feira e entrar em promoção no final de semana pelo mesmo valor ou até mais cara. Por isso, a principal dica é aquela primeira: acompanhe, tente entender a variação dos preços, e economizará bastante!

Boa viagem!

Copacarioca

Copacarioca

22/03/2014 20:39:09
Houve uma época em que era compensador viajar de carro do Rio de Janeiro para outras cidades em períodos de férias. Tive várias oportunidades quando era criança pegando a estrada com a família rumo a P. Seguro, Morro de S. Paulo, Bonito, F. do Iguaçu, Blumenau, etc. Atualmente é infinitamente mais econômico voar.

José Mauro

José Mauro

22/03/2014 20:30:15
Muito legal a matéria. É só seguir as dicas e você fará uma boa economia. Faltou falar apenas das passagens na baixa temporada. Muito mais em conta ainda!

Dennys Marcel

Dennys Marcel

Olá José Mauro, Muito bem lembrado! Excelente dica a todos. Fugir do período da alta temporada ajudará a todos na hora economizar nas passagens aereas. Abraços, Dennys Marcel
Regina

Regina

22/03/2014 20:29:51
Gostei muito das dicas !

J.Fábio

J.Fábio

22/03/2014 20:02:10
A melhor idade tbm tem direito ao desconto maior, ou temos + vantagens?

Dennys Marcel

Dennys Marcel

Olá, Os descontos são para todas as pessoas! Basta pesquisar seguindo as dicas e encontrar passagens aéreas baratas! Abraços, Dennys Marcel
PEDRO JONES

PEDRO JONES

22/03/2014 19:56:43
Gostei!

Rogerio Belarmino

Rogerio Belarmino

22/03/2014 19:49:15
Realmente são dicas valiosas para quem gosta de economizar um pouquinho para uma proxima viagem!

Jose de souza

Jose de souza

22/03/2014 19:41:28
Gostei! É uma informação muito válida.

Marcos

Marcos

22/03/2014 19:17:02
Achei muito boa a dica! Eu mesmo costumo reservar com no mínimo 30 dias de antecedência.

Pedro Cirino

Pedro Cirino

22/03/2014 18:35:53
Eu compro passagens para Londres para visitar minha filha e minha dica é fazer uma busca utilizando um Site de busca para localizar passagens baratas, mas SEMPRE comprar diretamente do Site da companhia aérea, pois se você tiver que mudar ou reclamar qualquer coisa, poderá fazê-lo diretamente com a Companhia aérea.

Thelma Cardoso

Thelma Cardoso

22/03/2014 18:33:07
Muito legal estas dicas, ajudam realmente!

Andre beckemann

Andre beckemann

22/03/2014 18:25:56
Muito bom!

Alfredo Fernando de Paula

Alfredo Fernando de Paula

22/03/2014 18:25:12
Muito boa. Apesar d'eu já utilizar estes recursos, a dica veio refinar a forma dessa busca! Muito boa sim!