Qualidade no setor turístico é discutida durante Destinations2006

A qualidade no turismo será tema de importantes debates durante o 3º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations2006, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, em Porto Alegre. O painel &

  
  

A qualidade no turismo será tema de importantes debates durante o 3º Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável - Destinations2006, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, em Porto Alegre.

O painel “Qualidade no setor de turismo – modelos e experiências de avaliação” apresentará modelos conceituais de processos de avaliação e de certificação, seguido da apresentação de cinco casos práticos de aplicação, com resultados obtidos, desafios e oportunidades.

Cláudio Taboada, da Bahiatursa S/A, mostrará como o estado baiano se reposicionou no setor turístico por meio do Programa Bahia Qualitur. Já o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade será exibido como referência de sucesso por Eduardo Guaragna. Ainda no âmbito de casos brasileiros, Renato Mendonça apresentará o caso Hotel Sheraton Prêmio Prata 2006. O Comitê Argentino de Normalização do Instituto Argentino de Normalização (IRAN) levará aos participantes a experiência argentina na certificação de balneários, enquanto Xavier Veciana mostrará o exemplo para o caso SuperClubs Breezes, na Costa do Sauípe, que foi o primeiro hotel a receber o Selo Ouro do Qualitur, nível máximo desta distinção, já tendo renovado o seu selo.

Membros da Organização Mundial do Turismo (OMT) também vão organizar um Comitê de Apoio à Qualidade e ao Comércio, que contará com representantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial Comércio (OMC), para discussão de normas, qualidade, investimentos, competitividade e comércio no turismo.

Ainda, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) apresentará o Seminário sobre Inovações no Turismo Sustentável, no qual os representantes debaterão sobre a inovação apoiando e promovendo a sustentabilidade em ambientes de máximo crescimento, conservação da biodiversidade e o papel da normalização e certificação como ferramentas na gestão do turismo sustentável.

E, como ponto alto da discussão, o Destinations2006 promoveu uma Plenária, transmitida ao vivo a todas as salas do evento, sobre “O Fator Qualidade”. Com Tito Conti, Presidente da Academia Internacional da Qualidade, e Sergio Foguel, Presidente do Conselho Diretor do Fórum Mundial de Turismo Para Paz e Desenvolvimento Sustentável, presidindo a mesa, o debate contou ainda com a participação de Cláudio Moura Castro (Presidente do Conselho Consultivo das Faculdades Pitágoras), Henrik Handzuh (Organização Mundial do Turismo da Espanha), Joal Teitelbaum (Presidente do Conselho Diretor do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e Jorge Gerdau (Presidente do Grupo Gerdau e do Movimento Brasil Competitivo - MBC).

Na ocasião, foi celebrado o Lançamento do Comitê Setorial de Turismo do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Sobre o Destinations2006

Criado e lançado no Brasil em 2003, o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável é um movimento permanente e contínuo que, por meio do turismo, promove o desenvolvimento econômico e social, a valorização da diversidade cultural, a preservação da biodiversidade e a criação de condições para que a paz prevaleça.

O Destinations2006, 3º Encontro Anual do Fórum, acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro, na cidade de Porto Alegre. Reunirá na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) cerca de 5 mil pessoas e terá a apresentação de 120 casos de 43 países que evidenciam exemplos concretos de como o turismo pode promover a paz e o desenvolvimento sustentável, em um intercâmbio global de experiências, estratégias e soluções inovadoras.
Visite: www.desti-nations.net.

Fonte: Instituto de Hospitalidade (www.hospitalidade.org.br)

Site relacionado: www.desti-nations.net

  
  

Publicado por em