ABETA - Curso de Busca e Salvamento em atividades de aventura - Serra dos Órgãos

Evento é uma das ações do Programa Aventura Segura, voltado para Coordenadores dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento – GVBS. Brasil já conta com cinco grupos criados e formalizados e em breve terá out

  
  

Evento é uma das ações do Programa Aventura Segura, voltado para Coordenadores dos Grupos Voluntários de Busca e Salvamento – GVBS. Brasil já conta com cinco grupos criados e formalizados e em breve terá outras 10 equipes.

A Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA realiza entre os dias 14 e 19 de maio, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), localizado em Teresópolis (RJ), o Curso para Coordenadores de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento – GVBS. Esta é uma ação inovadora no Brasil, que faz parte do Programa Aventura Segura, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional.

Além dos coordenadores de GVBS, também estarão presentes representantes da Defesa Civil e do Ministério do Turismo, gestores do Parnaso, diretores da ABETA e da empresa Grade 6. O conteúdo do curso foi elaborado com base no Manual de Criação e Organização de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento de Turismo de Aventura (uma publicação do Ministério do Turismo). Entre os assuntos que serão abordados no curso estão: o funcionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil, a importância do processo de gerenciamento de riscos, fundamentos e fases de operação de busca e salvamento, prevenção de acidentes, captação de recursos e questões jurídicas.

No Brasil já existem cinco Grupos Voluntários formalizados localizados na Serra do Cipó (MG), Bonito (MS), Vale do Alto Ribeira (SP), Fortaleza (CE) e Serra dos Órgãos (RJ). Todos recebem apoio de ações do Programa Aventura Segura, para 2007 ainda estão previstas a formação de mais 10 equipes em todo Brasil.

SERVIÇO

Evento: Curso para Coordenadores de GVBS

Local: Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Endereço: Av. Rotariana, s/n
Alto – Teresópolis - RJ

Data: 14 a 19 de maio

Horário: 8 às 22 horas (curso de imersão com duração de 6 dias)

Informações: (31) 3227.1678 ou pelo site www.abeta.com.br

  
  

Publicado por em