ABETA destaca expansão do segmento de aventura na Adventure Sports Fair 2007

Entidade participa da maior feira voltada para o mercado de aventura da América Latina, em São Paulo, entre os dias 22 e 26 de agosto. Dentre as novidades estão as ações do Programa Aventura e a realizaç&at

  
  

Entidade participa da maior feira voltada para o mercado de aventura da América Latina, em São Paulo, entre os dias 22 e 26 de agosto. Dentre as novidades estão as ações do Programa Aventura e a realização do 4º Simpósio Brasileiro de Turismo de Aventura

A

Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura – ABETA

marca presença em mais uma edição da

Adventure Sports Fair

, a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece no

Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

, em

São Paulo

, entre os

dias 22 e 26 deste mês

. A entidade, criada durante a edição 2004 da conhecida feira de aventura, participa com um estande institucional, localizado no 2º piso da Bienal, visando intensificar a relação com seus associados e outras organizações, além de divulgar as ações em prol do segmento e disseminar o conhecimento por meio de mini cursos, palestras e reuniões. No estande, o público confere ainda material promocional dos mais de 100 associados da entidade presentes em todas as regiões do País.

Um espaço repleto de novidades como equipamentos, serviços para turistas, projetos e ações para empresários do segmento, mas que também apresenta debates e palestras sobre os diferentes aspectos do Turismo de Aventura. Paralelamente à Adventure Sports Fair (ASF), o

Ministério do Turismo

e a ABETA promovem, nos

dias 23 e 24 de agosto

, no

Porão das Artes da Bienal do Ibirapuera

, o

4º Simpósio Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura

. Com o tema

“Visão Estratégica e Desafios para o Futuro”

, o objetivo deste simpósio é tratar de temas diretamente ligados ao futuro das empresas de ecoturismo e de turismo de aventura no Brasil.

O simpósio tem entrada franca e as inscrições podem ser feitas pelo site www.aventurasegura.org.br.

Durante a edição 2007 da ASF, a ABETA promove ainda sua Assembléia Geral, momento de reunião para análise e planejamento da associação. Dentre as novidades está a

participação nas Rodadas de Negócios - antes oferecida exclusivamente aos expositores do evento - e que agora foi estendida aos associados ABETA. O estímulo à participação de micro e pequenas empresas do segmento é outra preocupação da entidade. Desta forma, empresas associadas, em dia com suas obrigações, têm direito a acesso livre a feira todos os dias do evento.


Associativismo na aventura

Buscando o merecido reconhecimento às atividades de aventura oferecidas no País, um grupo de empresários se uniu para criar a ABETA. O que começou com uma pequena lista de discussão na Internet, em julho de 2003, hoje é reflexo da mobilização de empresários que buscam fortalecer o segmento no Brasil, tendo como base o associativismo e a oferta segura e responsável de atividades.

Em agosto de 2004, a entidade foi formalizada durante a Adventure Sports Fair, em São Paulo.

Desde

2005, a entidade é responsável pela execução do maior projeto de qualificação visando à certificação de empresas e de condutores de turismo de aventura do País. O Programa Aventura Segura, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae Nacional, contempla 15 destinos presentes em 13 estados brasileiros.

Hoje, com mais de 100 associados e representantes em todas as regiões do País, a entidade tem como foco o desenvolvimento empresarial, profissional e tecnológico de seus associados e do segmento de Turismo de Aventura pautados na qualidade, segurança e sustentabilidade.

A grande oferta de empresas e de destinos nacionais também reflete nos desafios que a entidade representante dos empresários do segmento enfrenta. Buscar a excelência empresarial no turismo de aventura, crescimento do mercado, alcance e projeção internacional, qualificação dos profissionais, implementar a cultura da Gestão da Segurança e a cultura do mínimo impacto em ambientes naturais estão entre os principais desafios.

Segundo Israel Waligora, presidente da entidade, a proposta da ABETA é criar um sistema associativo forte, único e coeso, pois a fragmentação e desarticulação são fatores que ameaçam o segmento. “A maturidade associativa de um segmento econômico é um fator de desenvolvimento, organização e profissionalização. E a capacidade de empresas que atuam no mesmo segmento, e que podem se entender concorrentes, dialogarem e encontrarem uma agenda de ações comuns em prol do desenvolvimento do segmento como um todo e por conseqüência dos seus próprios negócios é um fator de competitividade empresarial essencial. Estamos conseguindo isso por meio da ABETA, mas precisamos mobilizar mais empresários e profissionais para conquistar o patamar que a aventura no Brasil merece”, destaca.



ADVENTURE SPORTS FAIR 2007

====



Local:



Pavilhão da Bienal do Ibirapuera


Endereço:


Av. Pedro Alvarez Cabral, s/n

Portão 3 do Parque do Ibirapuera

São Paulo – Capital


Data:


22 a

26 de Agosto de 2007


Horário:


Quarta e Sexta das 14h às 22h

Sábado das 10h às 22h e Domingo das 10h às 20h



Estande da ABETA




Local:



2º Piso do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera




4º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ECOTURISMO E TURISMO DE AVENTURA



Realização: Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura – ABETA


Local:


Porão das Artes do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera


Datas:

23 e 24 de agosto


Horário:


9h30 às 20 horas (quinta-feira) / 9h30 às 19h30 (sexta-feira)

Entrada franca. Inscrições podem ser feitas pelo site www.aventurasegura.org.br

Obs) O Simpósio acontece paralelamente a Adventure Sports Fair na Bienal do Ibirapuera. No entanto, a inscrição no simpósio não garante acesso à feira.

ABETA

Rua Rio Grande do Norte 1560 / sala 401

Savassi - Belo Horizonte – MG – CEP 30130-171

Tels. (31) 32615707 / 32271678

info@abeta.com.br

  
  

Publicado por em