Agência de viagens em Belém aposta tudo na gestão

Franquia da marca Flytour em Belém do Pará investiu na implementação da norma ISO 9001 e em ações como medir a satisfação do cliente e integrar os funcionários

  
  
Instrumento importante nas atividades da Flytour Belém é a gestão participativa

A implantação de critérios para avaliar os processos administrativos e aferir a qualidade dos serviços significou uma revolução para a Flytour Belém. A agência de viagens paraense não para de crescer e este ano ainda venceu o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas na categoria Serviços – Turismo.

O MPE Brasil é resultado de parceria do Sebrae com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), a Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 14 de setembro. Informações no site www.premiompe.sebrae.com.br.

A Flytour Belém nasceu em 2003. Trata-se uma franquia da marca Flytour. A agência de viagens se divide entre vendas de pacotes para clientes corporativos e turísticos. “Essa diversificação em nossa carteira permite que a gente mantenha estabilidade ao longo do ano”, explica Marcelo Micucci, diretor da Flytour. Segundo ele, as vendas corporativas ajudam a agência fora da alta estação, época em que predominam os pacotes turísticos.

Micucci conta que um importante passo para a Flytour Belém aconteceu ainda em 2003, logo que a empresa surgiu, com a implementação do conjunto de normas de qualidade ISO 9001/2000. Em 2004, a agência belenense conquistou a certificação. “Com a ISO os processos ficaram mais transparentes, não apenas para os que trabalham aqui, como também para os nossos clientes”, avalia Marcelo.

Na opinião do diretor, um dos principais fatos relacionados à implementação da ISO diz respeito à organização que a empresa tem de se submeter, que inclui o mapeamento de todos os seus processos administrativos.

Marcelo Micucci revela que outro instrumento importante no conjunto das atividades da Flytour Belém é a gestão participativa, em que todos os funcionários podem opinar sobre a gestão. O diretor ainda cita como importante elemento de trabalho a adoção do chamado Balanço Scorecard. Por meio dele, estabelecem-se metas e os funcionários que as cumprem são premiados. Após o alcance destas metas, novos parâmetros podem ser estabelecidos pela empresa.

A adoção dos modelos para qualificar e aferir a gestão possibilitou à Flytour Belém um crescimento médio anual de 18%. “É um resultado fantástico”, afirma Marcelo Micucci. De 2007 para 2008, a produtividade da Flytour cresceu 27,26% e o faturamento, 14%.

Marcelo também declara a importância de se monitorar constantemente os índices de satisfação dos clientes por meio de pesquisas. Na agência, todos os processos são documentados, o que permite um rastreamento fácil conforme as demandas da clientela.

Na opinião do diretor, o Prêmio MPE Brasil veio para consagrar este conjunto de investimentos em gestão realizados por sua empresa. “Fo importante receber uma avaliação externa, para saber como andamos em relação a outros empreendimentos do nosso setor. Nosso esforço valeu”, diz Micucci. “Estamos à disposição do Sebrae para divulgar este prêmio. Acho importante que outras empresas trilhem por esse caminho. Vale a pena”.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
Site do MPE Brasil –www.premiompe.sebrae.com.br
Flytour Belém – (91) 4005-5100

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

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