Atendimento ao turista é qualificado na Serra Gaúcha

Capacitação é destinada a empreendedores do comércio de Bento Gonçalves

  
  

Transmitir conhecimento técnico, histórico e cultural, visando a prestação de um atendimento de excelência aos turistas que visitam a cidade e que efetuam compras no comércio, é o foco do curso Atendimento ao Turista, destinado a 60 empreendedores de Bento Gonçalves, município distante 109 quilômetros de Porto Alegre.

O grupo integra o projeto Pontos de Venda do Polo Comercial da Serra Gaúcha, ação impulsionada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul. A capacitação será realizada nesta quarta (4) e quinta-feira (5) e nos dias 9 10 e 11 de março. No turno da manhã, são qualificados empreendedores do L’América Shopping Center; e, à noite, lojistas da região central do município integrantes do Grupo Viva Bento.

O curso é uma iniciativa do Sebrae/RS, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Bento Gonçalves.

A gestora do projeto Pontos de Venda do Polo Comercial da Serra Gaúcha, Noeli Turcatel, assinala que a capacitação busca aprimorar o atendimento oferecido aos turistas que visitam a cidade, especialmente aqueles que participam das inúmeras feiras realizadas no município. “O curso mostra aos empresários a importância do turista para a economia local, como recebê-lo bem e como manter uma boa relação interpessoal com esse público”, destaca.

Além do programa do curso, os empresários também receberão informações sobre os municípios da região para informar os turistas sobre os atrativos encontrados na Serra Gaúcha. As orientações serão repassadas por representantes da Secretaria Municipal de Turismo e do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da Região Uva e Vinho”, diz.

Segundo Noeli, o curso estava previsto inicialmente para ocorrer no mês de abril, mas em função da realização da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma) no município, que ocorrerá de 23 a 27 de março, a capacitação foi antecipada.

Durante o período de realização da feira, os visitantes terão à disposição o serviço Business Tour Car, que consiste em uma van que levará os turistas para efetuarem compras passando pelo L’América Shopping e pelos estabelecimentos comerciais situados no Centro da cidade, acompanhados por um guia bilíngue.

A consultora do Sebrae/RS que irá ministrar o curso, Mirella Pacheco, destaca que o curso tem como objetivo mostrar aos empreendedores o perfil do turista que visita a região e de que forma o comércio pode ajudar o município a ser visto como um local hospitaleiro e que acolhe bem seus visitantes.

“O comércio é um componente importante de um destino turístico, porque está inserido na avaliação geral que o turista faz sobre a cidade. Nosso objetivo com essa capacitação é qualificar os lojistas da cidade para que estejam preparados para prestar um atendimento de excelência ao público que visita o município”, diz. Segundo a consultora, dentro das 16 horas de curso também estão incluídas dinâmicas que têm como objetivo verificar a visão do comércio local em relação ao turismo.

A consultora do Sebrae/RS que acompanha os dois grupos, Rejane Turcatel, assinala que a demanda pelo curso surgiu a partir de uma necessidade de qualificação por parte dos empreendedores e colaboradores do comércio da cidade, devido à falta de conhecimento dos atendentes sobre informações turísticas comumente solicitadas pelos visitantes. “Esse treinamento irá possibilitar um atendimento mais qualificado ao turista, por meio do repasse de informações consistentes sobre o município, agregando valor ao estabelecimento comercial”, completa.

O projeto Pontos de Venda do Polo Comercial da Serra Gaúcha atende micro e pequenas empresas varejistas com ponto de venda em Bento Gonçalves no L’América Shopping Center e nas ruas Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos entre as ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio; em Caxias do Sul nas ruas Bento Gonçalves e 18 do Forte, entre as ruas Vereador Mário Pezzi e Feijó Jr.; em Guaporé, nas ruas Monsenhor Scalabrini e Alfredo Pasqualini entre as ruas Manoel F.Guerreiro e Silvio Sanson; em Vacaria, nas ruas 15 de Novembro e Pinheiro Machado entre as ruas Dr. Flores e Inácia Vieira. O projeto tem como objetivo incrementar o faturamento e ampliar de mercado através de melhorias nas práticas de gestão e promoção comercial.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS: (51) 3216-5165, 3216-5182 ou 9955-8192
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae - 0800-570-0800
Sebrae Serra Gaúcha - (54) 3451-1842

Fonte: Agência Sebrae de Notícia

  
  

Publicado por em