Bahia lança programa de qualificação do turismo

Iniciativa conta com recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, provenientes do Prodetur, para atender 660 empresas em 12 localidades turísticas de Salvador e região

  
  

Com um café da manhã nesta terça-feira (18) em Salvador, a partir das 8h30, no Salão Xangô do Centro de Convenções da Bahia, será lançado o Programa de Qualificação Empresarial em Turismo – Pólo Salvador e Entorno. Desenvolvida em parceria pelo Sebrae/BA, Secretaria Estadual de Turismo, Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), a iniciativa conta com recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, provenientes do Prodetur, para atender 660 empresas em 12 localidades turísticas da região.

Voltado para empresários e gestores dos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas, transporte turístico, locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo, o Programa de Qualificação Empresarial em Turismo é destinado a empreendimentos localizados nas cidades de Salvador, Cachoeira, Itaparica e Vera Cruz, na região de Costa dos Coqueiros (Lauro de Freitas), e nos municípios de Camaçari (Arembepe e Guarajuba) e Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte).

Uma série de atividades de capacitação está programada, como o seminário Turismo com Qualidade, que acontecerá no período de 28 de agosto a 4 de setembro em todas as localidades abrangidas. A partir do dia 19 de setembro está previsto o início do programa Clube da Excelência no Turismo e, em outubro, o seminário Empretec. As atividades se estendem até 2010, quando estão programados outros seminários, como o Cooperar para Competir, que vai estimular a formação de centrais de negócios no setor turístico.

Segundo o coordenador da carteira de economia criativa do Sebrae/BA, Richard Alves, a duração do programa inicialmente é até maio de 2010, mas já se negocia a expansão até novembro do ano que vem. “Será uma grande jornada em busca da profissionalização do turismo na Bahia e reposicionamento da qualidade dos serviços”, diz.

Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur), Luiz Augusto Leão da Costa, a iniciativa é bastante positiva e revela preocupação com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo. “Precisamos responder à nova realidade do turismo nacional com aprimoramento da gestão e qualidade. O programa chega em boa hora”, afirma.

Serviço:
Sebrae Bahia – (71) 3320-4300

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em