Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo > 

Cataratas do Iguaçu estão oficialmente entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza

A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires

24 de Fevereiro de 2012.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

As Cataratas do Iguaçu entraram oficialmente na quarta-feira (22/2)na lista das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A confirmação foi feita pelo presidente e fundador da organização suíça New 7 Wonders, Bernard Weber, ao Comitê Oficial Argentino-Brasileiro de Apoio às Cataratas do Iguaçu.

A solenidade ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Em respeito à tragédia que aconteceu na quarta-feira na Argentina – um acidente de trem matou 49 pessoas e deixou mais de 600 feridas – a solenidade ganhou um caráter apenas simbólico, sem comemoração.

No começo da noite da quarta-feira, o site oficial da fundação –http://nature.new7wonders.com/ – atualizou o status do atrativo de provisório para confirmado.

Participaram da cerimônia o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, o subsecretário de Planejamento Estratégico de Misiones, Sérgio Dobrusín, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, e Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e
coordenador brasileiro do Comitê de Apoio às Cataratas do Iguaçu.

Segundo Bernard Weber, “as Cataratas do Iguaçu mereceram ganhar este título não só pela mobilização em prol de sua candidatura, mas pelo o que o Parque Nacional do Iguaçu representa para o mundo em termos de beleza e sustentabilidade”.

Para Sérgio Dobrusín, “é preciso aproveitar este legado para incrementar o turismo na região de fronteira”. E isso já vem sendo feito. Desde que as Cataratas do Iguaçu foram apontadas entre as Novas Sete Maravilhas da Natureza, o movimento de turistas não pára de crescer.

“Estamos tendo recorde de visitantes nas Cataratas, aeroporto e hotelaria. O crescimento da demanda é um desafio que as autoridades vão ter que enfrentar daqui para frente”, avaliou Jorge Samek.

Para Gilmar Piolla, “essa é uma conquista e uma oportunidade”.“Uma conquista que ficará sempre na memória de todos os brasileiros, dos argentinos e de todos os povos que torceram por esse resultado. E a oportunidade de fazermos a transformação que Foz precisa para se converter em um dos melhores lugares não só para os turistas, mas para a sua
população”, disse o superintendente.

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, avalia que o resultado confirma como brasileiros e argentinos estão preparados para enfrentar desafios juntos e transformá-los em ações positivas e concretas no setor turístico.

Segundo Gonzalez, isso só foi possível porque a iniciativa teve o apoio da Prefeitura de Foz, da Itaipu e do empresariado
local.

Festa popular:

Para comemorar o título, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, o Governo de Misiones, a Itaipu Binacional, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e outros integrantes do Comitê de Apoio estão preparando uma festa pública de consagração.

O evento está marcado para o dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu.
Durante a cerimônia em Buenos Aires, Bernard Weber anunciou que será feita a entrega de duas placas de bronze que simbolizam as Cataratas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

A solenidade será no dia 25 de maio, em Foz do Iguaçu, e no dia 26 de maio, em Puerto Iguazú.

Este é o terceiro atrativo confirmado oficialmente pela fundação New 7 Wonders, a mesma promotora do concurso que elegeu o Cristo Redentor uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

O primeiro a receber a chancela foi a Ilha de Jeju, na Coreia do Sul, em 26 de dezembro. O Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, foi incluído na lista oficial no dia 28 de janeiro.

Ainda aguardam a confirmação a Amazônia e os outros três atrativos: a Baía de Halong, no Vietnã; o Parque Nacional de Komodo, na Indonésia; a Table Mountain, na África do Sul.

Histórico:

A eleição para as Novas Sete Maravilhas da Natureza começou em 2007, com a participação de 440 atrações de 200 países e territórios. O Comitê Vote Cataratas foi formado para alavancar votos para o atrativo composto por um conjunto de 275 quedas d´água no Rio Iguaçu.

Brasileiros e argentinos se uniram para eleger o atrativo que fica na fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. A mobilização deu certo.

Após duas etapas, que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, em 2009 as Cataratas do Iguaçu conquistaram uma vaga entre as 28 finalistas. Em 2011, veio a consagração. No dia 11 de novembro, o resultado preliminar confirmou a atração como uma das Novas Sete Maravilhas.

O processo de validação começou em seguida e envolveu a confirmação dos votos nacionais e globais, via SMS. Os números foram verificados por uma empresa de auditoria independente (da New 7 Wonders).

“Ao ser confirmado, o atrativo se torna parte da memória global da humanidade para sempre”, analisou Weber.

Turismo de excelência:

A eleição coloca as Cataratas entre os destinos turísticos de excelência do mundo. A agência de viagens mais antiga do planeta, a britânica Cox & Kings, criada em 1758, é uma das empresas que incluiu, recentemente, um novo pacote para o Destino Iguaçu.

Os números de visitação comprovam a procura pelo roteiro. Nos quatro dias do feriado de Carnaval, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 31.949 turistas – 1.080 a mais que no mesmo
período do ano passado.

Em 2011, as Cataratas do Iguaçu, que vem batendo sucessivos recordes de visitação, recebeu mais de 2,5 milhões de turistas nos dois lados da fronteira. A expectativa é que, com o título, a atração receba ainda mais visitantes.

Ações de mídia:

Nos últimos 30 dias da campanha, as ações promocionais incluíram a travessia do alpinista Waldemar Niclevicz sobre as Cataratas do Iguaçu usando uma tirolesa e um sobrevoo do dirigível da fundação suíça New 7 Wonders nas Cataratas do Iguaçu. As imagens foram divulgadas no mundo inteiro. O sobrevoo do dirigível marcou o “start” de uma série de ações relevantes.

No Rio de Janeiro, artistas e intelectuais participaram de um ato público e declararam apoio ao Vote Cataratas, gravando depoimentos em favor da candidatura.

Ainda no Rio de Janeiro, houve manifestações pelo voto nas Cataratas durante o Congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, a exemplo do que também aconteceu em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo. Em São Paulo, o corpo-a-corpo incluiu uma coletiva de imprensa com representantes da imprensa daquele estado, com boa receptividade, traduzida em espaço nobre nos noticiários nos jornais e nas emissoras de rádio e televisão.

Em Brasília, a imagem das Cataratas do Iguaçu, projetada no Museu Nacional, mais uma vez foi veiculada nas emissoras de televisão, reforçando a importância do voto dos brasileiros para que nossa atração figurasse entre as sete maravilhas naturais do planeta.

Na reta final da campanha, o craque argentino Lionel Messi divulgou mensagem pedindo aos seus fãs que votassem nas Cataratas, enquanto o nosso Kaká fazia o mesmo pedido aos seus sete milhões de seguidores no Twitter.

As novas mídias contribuíram para a campanha. No Facebook e no Twitter, um número incalculável de usuários replicou as mensagens pedindo votos.

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Itaipu

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Marcia justen

 postado: 29/2/2012 14:48:05editar

É muito lindo!!Eu fui pra lá em 26 de fevereiro de 2012 e achei muito bom ter conhecido as catarratas..è show.

 

 

Veja também

Prêmio Internacional Arco-EuropaAbertas 42 vagas para Curso de Guia de Turismo em Bonito (MS)

 

editar    editar    editar    0 visitas    1 comentários