Ceará capacita hoteleiros para comercialização profissional

Idéia é reduzir o amadorismo, qualificando os empreendedores para a promoção e venda de seus produtos em eventos nacionais e internacionais

  
  

Com o objetivo de capacitar os profissionais de hotelaria dos quatro destinos prioritários para o desenvolvimento regional, o Sebrae no Ceará realiza nos dias 30 e 31 de março, em Juazeiro do Norte e Canoa Quebrada, e em 2 e 3 de abril, em Jericoacoara e Fortaleza, um seminário sobre comercialização profissional.

O Sebrae/CE constatou durante o trabalho de apoio à comercialização de empreendimentos hoteleiros de micro e pequeno portes, em eventos nacionais e internacionais, que os empresários perdem competitividade por não dominarem técnicas de vendas de seus produtos. “Detectamos essa necessidade de aperfeiçoamento e a partir de uma sugestão do secretário de turismo, Bismarck Maia, durante a Abav do ano passado, idealizamos o seminário de comercialização”, explica o articulador da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae/CE, Antônio de Matos Brito.

Segundo ele, a idéia da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) é que os estandes do Ceará nesses eventos de promoção turística sejam espaços mais voltados para os produtos e não apenas para a divulgação institucional. Para isso, os empresários precisam estar mais bem preparados para comercializar os equipamentos do Ceará para clientes e turistas.

Os locais escolhidos para o seminário são os destinos priorizados pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento regional. No Ceará, são quatro: Canoa Quebrada, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Jericoacoara.

O programa do seminário é bastante amplo. Contempla, entre outros assuntos, estudo de mercado, definição de nichos mercadológicos, análise da infra-estrutura hoteleira para a agregação de valores, elaboração de planejamento anual, possibilidades de parceria, procedimentos administrativos, elaboração de material promocional, estratégias de marketing para a promoção de vendas, postura diante de potenciais clientes, técnicas de negociação, análise de visitas e contatos e elaboração de estratégias de acompanhamento.

O seminário será ministrado por profissionais da Cooperativa de Guias e Profissionais de Turismo, Eventos e Transportes Turísticos (Cooperglobal), os consultores Silvia Carneiro e José Silva. O evento é realizado em parceria com o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará.

Serviço:
Sebrae/CE - (85) 3255-6600
Informações e inscrições - (85) 3255-6704 ou 3255-6713

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em