Certificação em Turismo de Aventura começa este ano

Empresas aderidas ao Aventura Segura serão avaliadas para obtenção dos certificados e País terá referências na Gestão da Segurança com respaldo do INMETRO.

  
  
Empresa de Florianopolis recebe Visita Técnica 2: última ação de campo da Assistência Técnica. Crédito foto: Álvaro Barros

Com previsão de início para o primeiro semestre deste ano, a certificação – resultado de aprovação das empresas processo de Avaliação da Conformidade – para o Turismo de Aventura é sem duvida um marco para legitimar o profissionalismo e a evolução do segmento.

Dentre os benefícios destacam-se: garantia de que as atividades oferecidas pelas empresas certificadas seguirão padrões mínimos de segurança; melhora a capacidade de gestão das pequenas empresas, o que as fortalece perante o mercado; melhora o reconhecimento do segmento no mercado interno e externo; ajuda o Poder Público a estabelecer referências e políticas públicas para o segmento; e fomento à concorrência justa.

O modelo a ser seguido no Brasil tem como base as normas técnicas desenvolvidas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e que já vêm sendo seguidas por várias empresas nacionais.

A normalização, em todos os países em que existe é de responsabilidade de um órgão técnico, seja ele governamental ou uma entidade reconhecida como Foro Nacional para Normalização naquele país, o que é o caso da ABNT no Brasil. Tais normas são construídas com participação pública de todos os interessados, técnicos, entidades neutras e, principalmente, os consumidores.

Entretanto, para a certificação com base nas Normas Técnicas é utilizado o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, criado pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO. Este Sistema tem respaldo legal por ser oficial e a organização que realizará a certificação nas empresas de Turismo de Aventura será acreditada, ou seja, será reconhecida formalmente por sua competência pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Estamos trilhando o caminho que visa fortalecer as Normas Brasileiras do turismo e fortalecer este segmento. As empresas que futuramente se certificarem estarão recebendo o selo do organismo que for contratado para certificá-las com a chancela do INMETRO.

  
  

Publicado por em

Adeildo

Adeildo

14/05/2009 15:11:58
Visando a segurança em primeiro lugar nosso pais podera ser um dos destinos mais procurado no mundo, temos milhares de cachoeiras(só em minha cidade temos 127 catalogadas, Serranópolis Goias), paredões e rios que tem grande potdcial pra o turismo de aventura. fico feliz em ter esta noticia.

Adriana

Adriana

13/05/2009 13:10:57
como faço para participar?

Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves

13/05/2009 09:43:13
Muito boa essa noticia, agora com certeza o brasil avançará com grandes expectativas para o mercado de turismo de aventura, se puderem gostaria de saber os locais e a programação
Muito agradecido e tenham um ótimo dia

Toni Cotrim

Toni Cotrim

12/05/2009 14:06:09
Informações sobre o Programa Aventura Segura podem ser obtidas no site da ABETA-Associação Brasileira das Agências de Ecoturismo e Turismo de Aventuras - http://www.abeta.com.br/aventura-segura

Glayson alves da cruz

Glayson alves da cruz

12/05/2009 12:41:56
gostaria de receber a visita para ter este crtificado que sera de grande valia para min e meus clientes se sentirão mas seguros aguardo mais informçãoes.
um abraço
glayson alves

Carlos Goulart

Carlos Goulart

12/05/2009 12:22:59
Será uma das melhores medidas para a segurança de turistas. A certificação dará maior crédito as agências
receptivas. Parabéns pela iniciativa - Carlos Goulart
Franca SP

Kiko

Kiko

10/05/2009 13:51:57
Boa tarde !
Com relação a matéria de certificação, nosso parque estará recebendo nos dias 12-13/05 a auditoria testemunho, onde o INMETRO estara auditando a ABNT e consequentemente o KANGO JANGO destino Socorro.
Há interece de nossa parte em estar fazendo alguma reportagem / inserção de matéria na ECO, já que será a primeira empresa no Brasil ( dentro do programa da ABETA )a estar sendo certificada.

ROBERTO ROMERO

ROBERTO ROMERO

07/05/2009 10:21:23
OLA AMIGOS, ACREDITO QUE LA IDEA DE SER VISITADO PARA
TER CERTIFICADO E MUITO BOA, EU QUIERO SER VISITADO PARA TER UESE DOCUMENTO IMPORTANTICIMO PARA SEGURANCA DOS VISITANTES.
GRATO ROBERTO

Mari Lise

Mari Lise

07/05/2009 09:22:54
INTERESSANTE

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO, LOCAIS ONDE DEVE OCORRER, DURAÇÃO, ETC...

AGRADEÇO ATENÇÃO