Curitiba recebe treinamento para classificação hoteleira

Cursos de formação são destinados a técnicos do MTur e do Inmetro com acompanhamento de representantes dos órgãos estaduais de turismo

  
  

Depois de Brasília (DF), chegou a vez de Curitiba (PR) receber os cursos de capacitação para técnicos que vão verificar a conformidade dos meios de hospedagem com as novas matrizes do sistema nacional de classificação hoteleira. Eles serão preparados para averiguar os critérios que nortearão o enquadramento dos hotéis em categorias que variam da mais simples até a mais luxuosa (uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas).

A etapa de formação dos inspetores, a última antes do lançamento oficial do sistema nacional de classificação, começou na semana passada na capital federal. Até sexta-feira (24), acontece em Curitiba. A conclusão dessa fase do processo de capacitação de inspetores está prevista para o dia 22 de outubro, depois da realização de treinamentos no Rio de Janeiro (27/9 a 01/10), Recife (4/10 a 8/10) e Belém (18/10 a 22/10).

“Esperamos ter o primeiro hotel classificado ainda em novembro deste ano”, estima o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. O projeto de classificação trabalha com sete tipos de meios de hospedagem: hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort. As matrizes foram construídas em encontros e oficinas que reuniram representantes da cadeia produtiva do turismo, governos, acadêmicos e sociedade civil.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em