De olho na Copa 2014, Fortaleza oferece cursos de qualificação

Idiomas, culinária regional, gestão de agências de viagem e gestão de bares e restaurante estão entre as opções oferecidas

  
  
Praia de Iracema, em Fortaleza

Desde 3 de agosto passado, Karla Varela, 19 anos, prepara-se para realizar o sonho de aprender a falar inglês. E além das aulas do idioma, ela também está inscrita no curso de recepcionista oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE). Os dois cursos fazem parte do Projeto de Qualificação do Turismo, uma parceria do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo de Fortaleza.

Moradora do bairro Grande Portugal, na capital cearense, Karla tem o sonho de crescer na área de recepção. Para ela, os cursos abriram os horizontes. “Minha visão melhorou muito. Conheci pessoas e culturas diferentes”, afirma a estudante.

O projeto de qualificação oferece 18 cursos voltados aos profissionais de turismo, já visando a Copa de 2014. São aulas de idiomas, culinária regional, informática aplicada ao Turismo, gestão de agências de viagem, gestão de bares e restaurante, qualidade no atendimento ao turista, captação e organização de eventos turísticos e culturais, turismo cultural e gestão de agências de viagem.

As aulas tiveram início no dia 3 de agosto e se estenderão até 18 de dezembro. Até o momento já são mais de 2 mil inscritos, e para os cursos que ainda não foram iniciados, as inscrições ainda estão abertas. As aulas são realizadas em três turnos com horários diferenciados, e cada turma reúne 30 alunos.

Rebeca Fontes, assessora de Comunicação da SETFOR, conta que o diferencial neste projeto é que os trabalhadores do turismo foram ouvidos, e a partir das necessidades verificadas, foram elaboradas as grades curriculares e de horários.

Os investimentos do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo totalizam R$ 901.136,65. Já a contrapartida da Prefeitura é de R$ 127.244,90 que serão utilizadas no pagamento do contratado para execução da meta.

Karla afirma que agora ela saberá receber bem um turista estrangeiro. “Eles ficarão com uma boa impressão da nossa cidade, e eu poderei melhorar meu inglês cada vez mais”, conclui a estudante.

Os interessados podem entrar em contato com o Senac no telefone: (85) 3452-7005.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Vanuza

Vanuza

19/02/2010 13:07:15
A cidade Fortaleza melhorou! Mas ainda tem muita coisa a se fazer: como o acesso que liga Aquiraz ao aeroporto, precisa ser visto, pois é um ponto turistico e precisa de ônibus que saia do aeroporto para Aquiraz. Lá já existem muitos hotéis e merecem infraestrutura adequada para a copa de 2014. Essa é minha sugestão e opinião, por ser Turismóloga formada pela Universidade Paulista de São Paulo - UNIP. Cidade natal Aquiraz -(CE). É prioridade dar meios de acesso a qualquer nível de turista seja ele a,b,c. Vanuza Paz.