Empreendedores do Tepequém/RR são capacitados na área de turismo

Os cursos realizados foram de Cozinheiro Básico, Qualidade no Atendimento ao Turista e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

  
  

Os empreendimentos na Serra do Tepequém, em Roraima, devem crescer ainda mais. É essa a expectativa da população da região após a conclusão de três cursos de qualificação em atendimento ao turista. Participaram dos cursos 67 moradores e empreendedores da Serra do Tepequém e do Amajari. A entrega dos certificados ocorreu na sexta-feira (4) na Pousada Lauro Gondim no Tepequém. Os cursos realizados foram de Cozinheiro Básico, Qualidade no Atendimento ao Turista e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

Na solenidade de entrega dos certificados, estiveram presentes o prefeito de Amajari, Rodrigo Cabral, o vereador David Silva, e o administrador da Serra do Tepequém, Franscisco Félix. O Sebrae por meio da coordenadora do Projeto Makunaima de Desenvolvimento do Turismo em Roraima, Adriana Freddi, também acompanhou e participou da entrega.

O prefeito afirmou que atualmente a Serra do Tepequém é o ponto turístico mais procurado em Roraima e que esses cursos são muito importantes para qualificar os serviços oferecidos pela comunidade, além de aumentar a renda do município e do Estado. Cabral garantiu ainda manter o apoio aos cursos e parabenizou o resultado final, uma vez que as alunas do curso de Cozinheiro Básico aproveitaram o evento para colocar em prática as aulas. Todo o coquetel da cerimônia foi produzido por elas.

Conforme Adriana Freddi, o projeto atende a vários municípios em Roraima. “Ficamos felizes em ver que os alunos do Tepequém querem muito aprender. Vale a pena apoiar esses pequenos empreendedores por meio das capacitações”, finalizou. O projeto é uma realização do Sebrae e tem o apoio do Senac e da prefeitura do município.

Empreendedores

A empreendedora Wagna Gondin já possui um restaurante na Serra e dispõe de muitas receitas, mas afirmou a importância do curso para qualificar ainda mais os serviços. “Aprendi muitas coisas que não sabia, e agora meus clientes terão um cardápio ainda mais variado”, disse.

Os cursos ajudaram também os alunos que não possuem empreendimentos, mas pretendem aumentar a sua renda. Concluinte de um dos cursos, Maria da Cruz afirmou que tinha habilidades na cozinha, mas nunca havia pensando em fazer negócios com esse talento. “O curso me trouxe habilidades e ainda mais receitas. Agora vou esperar pelas encomendas”, destacou.

A aposentada Cecília Gonçalves fez o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista. Ela explicou que a capacitação vai ajudar a receber os visitantes da Serra e trazer uma renda extra a sua família. “Sabemos guiar, mas não sabíamos como atender essa clientela”, explicou.

Serviço: Sebrae/RR - (95) 3623.0181

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em