Empresas do Tocantins recebem visita técnica do Projeto Aventura Segura

Na próxima segunda-feira (21), começam as visitas técnicas nas empresas aderidas ao Projeto Aventura Segura Tocantins. Essa é a terceira ação do Projeto, iniciado no final de 2012.

  
  

Palmas – As 10 empresas aderidas ao Projeto Aventura Segura Tocantins se preparam para receber, a partir da próxima segunda-feira (21), a primeira visita técnica do PAS Tocantins - fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), o SEBRAE TO e a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins (ADTUR).

O projeto está na primeira fase e as ações de qualificação tiveram início em novembro de 2012. Além do Seminário Técnico de Abertura, os empresários participaram também do Curso de Gestão Empresarial. Entre os objetivos do Projeto está a assistência às empresas na implementação do Sistema de Gestão da Segurança (SGS) em conformidade com a Norma Técnica da ABNT NBR 15331 – requisito obrigatório para as empresas de Turismo de Aventura de acordo com a Lei Geral do Turismo.

Para o presidente da ADTUR, Paulo Massuia, “Toda qualificação é bem-vinda, especialmente no que tange ao turismo de aventura, uma vez que a segurança do visitante precisa ser colocada em primeiro lugar. Disponibilizando mão de obra qualificada e especializada para atender os turistas, as empresas terão mais credibilidade junto ao mercado e, desta forma, melhores possibilidades de crescer e se expandir no setor do turismo de aventura”.

As visitas técnicas, que serão realizadas pelo consultor Álvaro de Barros, são uma parte fundamental do processo, pois será realizado um diagnóstico da operação destas 10 empresas. O consultor irá avaliar nos próximos dias quais são os procedimentos de gestão empresarial e da segurança já adotados por elas. Na primeira fase estas empresas participam ainda de dois cursos presenciais:
Competências Mínimas do Condutor (CMC) e Introdução à Norma de Sistema de Gestão da Segurança (Introdução ao SGS).

Segundo o empresário Diego Sommer, da 40 Graus no Cerrado, é a primeira vez que esse tipo de ação acontece no estado. “Esperamos adquirir mais experiência, ter contato com novas ideias e técnicas. Acredito que com o PAS TO nosso operacional vai dar um upgrade”.

Fase 2 – Para a coordenadora técnica da ABETA, Clarisse Marinho, a primeira fase do PAS Tocantins é um preparatório das empresas para receberem as ações seguintes. “É na segunda fase que está, de fato, prevista a implementação do SGS em conformidade com a Norma Técnica da ABNT”, afirma. Estão previstas ainda ações de marketing, benchmark com empresas que já implementaram o SGS em outros destinos, plano de comunicação local, curso e assistência técnica in loco para aprimoramento de produtos, famtour, participação destas empresas em eventos do setor e oficina de práticas socioambientais.

“Isso irá representar um enorme salto de qualidade na oferta, resultando em empresas melhor geridas, destinos mais estruturados e mais capacidade para gerar aumento de faturamento no mercado”, analisa Clarisse Marinho.

Para a empresária Rita de Cássia, da Rota da Iguana, consolidar o Ecoturismo e o Turismo de Aventura no Brasil é fundamental. “Buscamos uma nova forma de gestão e caminhos apontados por meio do PAS Tocantins. Nossa expectativa é que com o término da primeira fase as ações tenham continuidade em uma nova etapa”.

Empresas – Conheça as empresas que participam do Projeto Aventura Segura Tocantins: 40 Graus no Cerrado, Eco Pesca Tocantins, Eldourado Jalapão Adventure, Korubo Expedições, Livre Expedições, Norte Tur, Pousada Praia Alta, Ricanato Viagem e Turismo e Rota da Iguana.

Para mais informações sobre o PAS Tocantins: executivo@abeta.tur.br e aventurasegura@abeta.tur.br

  
  

Publicado por em