GVBS Serra Gaúcha aposta em capacitação técnica

Destino mobiliza voluntários em cursos e treinamentos e recebe, no início de junho, ação de campo do Aventura Segura.

  
  
Ação de campo do GRUPAS na Serra Gaúcha Crédito foto: Cânion Turismo

Com 30 voluntários participantes e uma agenda repleta de cursos e treinamentos, o GRUPAS – Grupo de Prevenção Aparados da Serra se prepara para receber uma das ações mais importantes do Programa Aventura Segura. No início de junho, o grupo participa do Curso para Voluntários de Grupos Voluntários de Busca e Salvamento no destino Serra Gaúcha. O objetivo do grupo é a prevenção de acidentes e incidentes relacionados às atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura na região. O GRUPAS conta com apoio do Projeto de Desenvolvimento da Rota Turística dos Campos de Cima da Serra e Empreendimentos Turísticos da Serra Gaúcha.

O diretor-presidente do GRUPAS, Josemar Contesini, destaca que o objetivo é induzir o desenvolvimento do turismo local, priorizando a qualidade, a segurança e a educação, garantindo a sustentabilidade dos produtos turísticos para os profissionais, consumidores, associados e comunidade.

Segundo ele, o grupo já conta com um cronograma de ações focado em treinamentos. “Dentre as atividades já realizadas e em andamento estão cursos sobre Sistema de Gestão da Segurança, capacitações com a participação de especialistas em áreas de resgate, campanhas educativas ambientais, entre outras. Essas ações são um preparatório para o curso de voluntários, previsto para o mês de junho na região”, destaca.

O grupo envolve empresários, condutores locais e lideranças da comunidade local dos municípios de Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Praia Grande. “Contudo, a meta é atingir atores locais de outros quatro municípios ligados ao Parque Nacional Aparados da Serra”, informa Contesini.

Ele explica que o próprio plano de manejo do Aparados da Serra prevê a criação de um GVBS e que com as ações do Aventura Segura no destino, a região foi beneficiada garantindo a criação, formalização e, agora, a estruturação do grupo. “A atuação do GRUPAS prevê o estímulo à promoção de atividades de aventura em Parques Nacionais, além de disseminação de boas práticas socioambientais entre os praticantes e empresários da região. Uma das metas é inclusive a criação de um Plano de Atendimento a Emergências, dentro dos Parques Nacionais da região”, acrescenta.

  
  

Publicado por em