Gestão turística de Monte Verde (MG) é eleita a melhor do Brasil

A disputa foi acirrada e contava com candidatos de peso como Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) entre outros destinos.

  
  

Monte Verde acaba de tornar-se um caso de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo brasileiro. A gestão turística do distrito de Camanducaia, Minas Gerais, foi considerada a melhor do Brasil segundo o Ministério do Turismo.

O anúncio foi feito durante o Salão Mineiro do Turismo realizado entre 17 e 18 de abril em Belo Horizonte (MG). O prêmio será entregue à Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde – AHPMG, durante o Salão Nacional do Turismo, considerado o maior evento de turismo da América Latina, que acontece de 26 a 30 de maio em São Paulo (SP).

Na ocasião, Gustavo Arrais, presidente da AHPMV e secretário de turismo de Monte Verde, receberá o prêmio das mãos do ministro do Turismo Luís Barreto.

A análise dos nove municípios que concorriam entre melhor gestão de destino turístico foi feita em uma única etapa por uma comissão de avaliação composta por técnicos do Ministério do Turismo e especialistas em desenvolvimento e gestão regional.

A disputa foi acirrada e contava com candidatos de peso como Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) entre outros destinos.

Para Gustavo Arrais, essa pode ser considerada a maior conquista obtida pelo distrito até o momento. “A Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde foi criada em 2005 e de lá para cá tem trabalhado incansavelmente para melhorar cada vez mais o turismo na região. E mais, fazer de Monte Verde uma opção de destino não só pelos mineiros e paulistas, mas por brasileiros de todas as regiões do país”, comenta Arrais.

Apresentar as melhores gestões turísticas do país faz parte do Plano Nacional de Turismo (2007-2010) – Uma Viagem de Inclusão realizada pelo Ministério do Turismo. Dentro do plano está o Programa de Regionalização do Turismo, que tem o objetivo de selecionar experiências de destaque no turismo nacional.

Sobre Monte Verde:

Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C, Monte Verde conta com excelente infra-estrutura hoteleira - cerca de 150 hotéis e pousadas –, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado, atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas e uma pista de patinação ecológica.

Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte.

Para estar entre os casos de sucesso de gestão turística do município, Monte Verde precisou, com o passar dos anos, preencher uma série de requisitos, como os descritos abaixo:

- fazer parte de uma região turística do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil;

- ter órgão oficial de turismo instituído, quer seja uma secretaria municipal, um departamento situado em uma secretaria, uma fundação, uma agência ou empresa municipal de turismo;

- ter recursos destinados exclusivamente ao turismo, no orçamento do órgão oficial de turismo;

- ter colegiado local de turismo (conselho, fórum ou outro tipo de colegiado) que agrupe em uma rede de colaboração um conjunto de atores do poder público, privado e terceiro setor que esteja em funcionamento e seja atuante;

- ter realizado e/ou atualizado o planejamento do turismo para o município nos últimos três anos;

- ter realizado o inventário da oferta turística e/ou atualizado nos últimos dois anos.

Fonte: Janaína Azzoni

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em