Movimento Turismo Legal chega aos estados

A ação faz parte do esforço do Ministério do Turismo para estimular a formalização do setor e será levada a 60 cidades do país

  
  

Sensibilizar empreendedores e profissionais para a importância da formalização do setor do turismo e estimular o cadastramento no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo. Estes são alguns objetivos do projeto Empresa Formal, Turismo Legal que, no próximo dia 17 de maio, leva o Movimento Turismo Legal para 60 cidades brasileiras. Nas sedes da Copa do Mundo de 2014, a ação será ampliada com a realização do Dia do Empresário Legal.

O Movimento Turismo Legal tem a finalidade de orientar o público sobre a formalização de empresas, empregos e sobre como se tornar um microempreendedor individual. Na ocasião, será distribuído material informativo sobre o sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos. A ação acontece entre 17 de maio e 25 de junho e permanece por cinco dias em cada município. O Movimento Turismo Legal cobrirá todas as regiões brasileiras.

As 12 cidades-sede da Copa, além de participar do movimento, terão o Dia do Empresário Legal. A programação inclui palestras ministradas por especialistas e representantes de entidades sobre temas como: Formalização de Empresas e Empregos, Oportunidades com a Formalização e Procedimentos para Formalização das Atividades Turísticas no Brasil.

O Dia do Empresário Legal será realizado no dia 17 em Natal e segue o seguinte cronograma: Porto Alegre (19/05); Rio de Janeiro (24/05); Salvador (25/05); Fortaleza (31/05); Curitiba (01/06); Cuiabá (02/06); Recife (08/06); Belo Horizonte (15/06); Brasília (17/06); São Paulo (24/06) e Manaus (24/06).

Projeto - O projeto Empresa Formal, Turismo Legal, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Universa e Sebrae Nacional, é destinado às empresas e prestadores de serviços turísticos com atuação em seis segmentos. São eles: Alimentação Fora do Lar (garçons, auxiliar de garçom, atendentes, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares); Transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); Receptivos Locais (Agente de viagem, operador de turismo e guia de turismo); Meios de Hospedagem (mensageiro, capitão, porteiro, recepcionista e governanta); Entretenimento (monitores, condutores e atendentes); Negócios e Eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em