MTur apresenta programas de qualificação aos operadores na Braztoa

O Ministério do Turismo participa, na próxima quinta-feira, dia 29, do 27º Encontro Comercial Braztoa, que será realizado em São Paulo. Agentes de viagens de todo o País terão a oportunidade de conhecer detal

  
  

O Ministério do Turismo participa, na próxima quinta-feira, dia 29, do 27º Encontro Comercial Braztoa, que será realizado em São Paulo. Agentes de viagens de todo o País terão a oportunidade de conhecer detalhes de dois programas coordenados pelo MTur: “Aventura Segura” e “Bem Receber” serão apresentados por Tânia Arantes, coordenadora-geral de Qualificação e Certificação, a partir das 15 horas, no estande do ministério. A estimativa é que mais de 1,8 mil agentes participem do encontro, que será aberto na quarta-feira.

De acordo com Tânia Arantes, os dois programas dão ênfase à qualificação de profissionais e gestores que atuam nesses segmentos, com objetivo de promover a segurança e sustentabilidade nos empreendimentos. As ações de capacitação do turismo de aventura, destaca a coordenadora, visam o desenvolvimento da área, baseada na oferta de serviços com segurança aos turistas.

O programa Aventura Segura é resultado de uma parceria do MTur com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e engloba diversas ações como oficinas, palestras, elaboração de planejamento estratégico e cursos específicos que abordem temas como segurança e associativismo voltados a gestores, empresários e demais profissionais envolvidos. De acordo com a Abeta, o segmento emprega , de forma direta, 15 mil profissionais, em mais de 200 cidades brasileiras.

O programa concentra suas ações em 15 destinos turísticos nacionais: Serra do Cipó (MG), Alto Paraíso (GO), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA), Florianópolis (SC), Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira – Petar (MS), Foz do Iguaçu (PR), Serra Gaúcha (RS), Brotas (SP) Serra dos Órgãos (RJ), Lençois Maranhenses (MA) Manaus (AM) e Recife (PE). A meta é transformar o cenário do turismo de aventura no Brasil.

Outro programa que será apresentado no evento é o “Bem Receber”, que engloba ações para ampliar a sustentabilidade e competitividade da cadeira produtiva do turismo. Sua meta é atender a 30 destinos turísticos do País, entre os quais Serra do Cipó, Vilas e Fazendas, ambos em Minas Gerais, e Itacaré, na Bahia. Mais de 160 micro e pequenas empresas e 6 mil profissionais serão atendidos, por meio de assistência técnica e cursos de qualificação profissionais desses empreendimentos, a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado ao turista e a sustentabilidade dos meios de hospedagem.

As empresas recebem orientação em relação à proteção ao meio ambiente ao patrimônio sócio-cultural da localidade e região, a importância do cumprimento da legislação. Os trabalhadores, além de receberem orientações quanto as questões relacionadas a importância da preservação patrimonial, são qualificados para o bom atendimento ao turista.

Para Tânia Arantes, esses programas são fundamentais já que contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade e para o desenvolvimento do turismo de maneira responsável.
O Encontro Comercial vai reunir mais de 100 expositores, incluindo secretarias de turismo, companhias aéreas, locadoras de veículos, associações de trade, entre outros segmentos. O evento é aberto exclusivamente para agentes de viagens.

Serviço:

Evento: 27º Encontro Comercial Braztoa
Data: 28 e 29 de março
Local: Centro de Convenções Frei Caneca - Pavilhão 5º andar – São Paulo/SP

_____
Fonte: Ministério do Turismo

  
  

Publicado por em