MTur cria “siga-me” para monitorar projetos de qualificação profissional

Duzentos e quarenta mil alunos estão sendo acompanhados pela plataforma virtual. Cinquenta e seis projetos de qualificação profissional do Ministério do Turismo estão em execução

  
  

O Ministério do Turismo anunciou, na tarde desta quinta-feira (14), em São Paulo (SP), que acaba de implantar um novo sistema que revela quantos brasileiros estão prontos para entrar no mercado de trabalho do turismo. O Mapa de Qualificação Profissional mostra quem são os alunos, onde moram e em quais segmentos turístico eles foram treinados.

Na fase de testes, o MTur calculou que em menos de 3 anos, 170 mil pessoas foram qualificadas em mais de 2 mil cidades de todo o país. Esses alunos, no entanto, fizeram mais de um curso: foram 227 mil qualificações, média de 1,33 curso por aluno.

O principal objetivo do sistema é disponibilizar informações para investidores e empregadores do setor. “Queremos mostrar qual a capacidade instalada e que tipo de mão-de-obra o empresário vai encontrar na cidade onde ele escolheu investir”, explicou Regina Cavalcante, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur.

Pelo menos 870 mil profissionais estarão em contato direto com os turistas em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. De acordo com o ministro Pedro Novais, “o ministério não constrói portos, aeroportos, estádios, mas faz mais que isso: constrói a excelência na hora de receber o turista”.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em