MTur promove capacitação profissional de gerentes do setor

O objetivo é aperfeiçoar a formação profissional de pessoas que ocupam cargos de gerência em diferentes áreas do turismo e, assim, melhorar a gestão dos empreendimentos e o produto turístico brasileiro.

  
  

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal Fluminense, promove o Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG Turismo. O objetivo é aperfeiçoar a formação profissional de pessoas que ocupam cargos de gerência em diferentes áreas do turismo e, assim, melhorar a gestão dos empreendimentos e o produto turístico brasileiro.

Nesta semana, 50 gerentes de várias regiões do país como São Paulo (SP), Brasília (DF), Natal (RN), Maceió (AL), Recife (PE), reuniram-se em Teresópolis, no Rio de Janeiro (RJ), para a primeira semana de aulas presenciais do curso. As aulas são destinadas a profissionais ocupantes dos níveis intermediários de gerência de órgãos e entidades oficiais de turismo e de entidades privadas que atuem no setor turístico.

“O MTur identificou a necessidade de capacitar as pessoas que tem poder de decisão, uma vez que a maioria das ações de qualificação eram focadas nos profissionais da ponta, da linha de frente. A ideia do PDG Turismo é, ao qualificar o profissional que atua em nível de gerência, sensibilizar esses profissionais para a importância da qualificação e aperfeiçoamento profissional de seus funcionários. Além de contribuir para melhoria de gestão dos empreendimentos” destacou a diretora do Departamento de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur, Regina Cavalcante, que participa do encerramento da primeira semana de aulas presenciais em Teresópolis.

A carga horária do PDG Turismo é composta por 160h presenciais e 40h a distância – destinadas à produção do Trabalho de Conclusão. As aulas presenciais serão distribuídas em quatro semanas não-consecutivas ao longo de quatro meses.

O curso envolve conteúdos práticos e operacionais voltados ao cotidiano da atividade gerencial. As disciplinas estão distribuídas nos módulos: Turismo como Atividade Econômica, Planejamento Estratégico, Marketing, Qualidade, Gestão Ambiental, Gestão por Processos do Negócio, Gestão de Projetos, Administração Pública, Tópicos Especiais e Trabalho de Conclusão de Curso.

Os participantes foram selecionados com base em critérios como: ser profissional de nível superior do setor público ou privado atuante nos 65 indutores priorizados pelo MTur; ocupar cargo de nível gerencial; e ter experiência mínima de um ano na atividade turística.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em