Nova classificação hoteleira abre etapa de capacitação

Começam os cursos de formação para representantes do MTur e do Inmetro que vão verificar a conformidade dos meios de hospedagem com a nova matriz

  
  

O novo sistema de classificação dos meios de hospedagem entra em sua reta final. A partir desta segunda-feira (13), começam os cursos de capacitação para representantes do Ministério do Turismo e do Inmetro. Eles serão preparados para averiguar os critérios que nortearão o enquadramento dos hotéis nas categorias que variam da mais simples até a mais luxuosa (uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas). A etapa de formação dos inspetores vai até 22 de outubro e acontecerá em cada uma das cinco macrorregiões brasileiras.

O projeto prevê sete tipos de meios de hospedagem: hotel, pousada, hotel-fazenda, hotel histórico, cama & café, flat e resort. As matrizes foram construídas após análise da experiência em 24 países e diversos encontros e oficinas que contaram com a participação da cadeia produtiva do turismo, acadêmicos e sociedade civil. A expectativa é que em outubro seja anunciado o novo sistema de classificação dos meios de hospedagem.

Confira o calendário dos cursos:
Centro-Oeste: Brasília – de 13 a 17 de setembro
Sul: Curitiba – de 20 a 24 de setembro
Sudeste: Rio de Janeiro – de 27 de setembro a 1 de outubro
Nordeste: Recife – de 4 a 8 de outubro
Norte: Belém – de 18 a 22 de outubro

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em