Os sucessos da Regionalização do Turismo

Depois de um processo criterioso de seleção, é apresentada a lista dos casos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo.

  
  

Destinos, regiões e roteiros turísticos melhores estruturados recebem premiação do governo federal. Depois de um processo criterioso de seleção, é apresentada a lista dos casos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. Eles servirão de exemplo para o país. Os vencedores receberão o troféu Roteiros do Brasil durante o 4º Salão do Turismo, de 1º a 5 de julho, no Anhembi, em São Paulo.

A premiação faz parte da comemoração dos cinco anos do programa do Ministério do Turismo voltado para desenvolver as potencialidades de cada Unidade da Federação.

A convocação do concurso ocorreu em 20 de maio, quando o Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico convocou os interessados a participarem da disputa. Eles tiveram até 8 de junho para se inscrever por meio dos órgãos oficiais do turismo estaduais. Ao todo, os organizadores receberam 93 inscrições em oito modalidades pré-determinadas.

Uma banca especializada, formada por 16 profissionais ligados ao MTur, ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e instituições de ensino superior, avaliou por dois dias consecutivos a documentação apresentada. Sob o comando de Sáskia Lima de Castro, coordenadora de Regionalização do Ministério, o grupo selecionou os vencedores.

Além da premiação, os responsáveis por cada um dos destinos terão a oportunidade de apresentar as estratégias adotadas numa palestra no Núcleo de Conhecimento. Para servirem de exemplo, as iniciativas serão divulgadas na página eletrônica do Ministério do Turismo. Confira abaixo os vencedores.

a) Gestão turística de destino
1º Itabirito MG
2º São José dos Pinhais PR
3º Bonito MS

b) Planejamento e gestão do turismo regional
1º Circuito Turístico do Ouro MG
2º Região turística litoral do Paraná PR
3º Circuito Turístico dos Diamantes MG

c) Roteiro turístico
1º Rota das Emoções CE/PI/MA
2º Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica SP
3º Minas de Ouro - Roteiros Turísticos MG

d) Roteiro ou destino turístico segmentado
1º Roteiro Turístico de Sol e Praia Costa dos Corais AL
2º Cardápio de produtos das cidades históricas de MG MG
3º Socorro SP

e) Sitio eletrônico (site) promocional
1º Sítio eletrônico da Estrada Real MG
2º Sítio eletrônico do Circuito das Águas Paulistas SP
3º Sítio eletrônico do Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica SP

f) Material promocional

1º Material Promocional das Regiões Turísticas do Paraná: Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Cenários do Tempo-Campos Gerais; Corredores das Águas – Noroeste do Paraná, Estradas & Caminhos – Centro do Paraná; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Curitiba e Região Metropolitana; Terra dos Pinheirais – Centro Sul do Paraná; Vales do Iguaçu-Sudoeste do Paraná. PR
2º Material promocional do Circuito das Águas Paulista SP
Material promocional das Regiões Turísticas: Grande Florianópolis; Serra Catarinense; Vale Europeu; Caminho dos Príncipes; Vale do Contestado; Grande Oeste; Encantos do Sul. SC
Material promocional da Costa da Mata Atlântica SP
3º Material promocional do Circuito Mantiqueira SP

g) Sustentabilidade ambiental em município

1º 1. Santana do Riacho MG
2º 2. Socorro SP
3º 3. Curitiba PR

h) Sustentabilidade sócio-cultural em município
1º MundoJeri: a pluralidade cultural no artesanato - Jijoca de Jericoacoara CE
2º São Carlos SP
3º Projetur – Projeto Educacional Turismo Escolar – Vitória e região metropolitana ES

Que Programa é esse?

É um programa estruturante do Ministério do Turismo que visa promover o desenvolvimento turístico sustentável de forma regionalizada no Brasil. Ele se traduz em um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada para estimular o turismo interno nacional com articulação intersetorial e interinstituconal. Entre as iniciativas adotadas na gestão do Programa figuram a organização e o fortalecimento da gestão nas regiões turísticas, apoio a estruturação de roteiros turísticos, capacitação de gestores estaduais, que agem como multiplicadores do conhecimento, além de apoio financeiro e técnico as Unidades Federadas para que possam implementar as ações do Programa.

Para saber mais
www.turismo.gov.br/regionalizacao/

Credenciamento
Jornalistas, visitantes e voluntários interessados em participar do 4º Salão do Turismo podem se cadastrar gratuitamente no site www.salao.turismo.gov.br

Calendário
Quarta (01 de julho) a sexta (03 de julho)
das 14h às 22h
Sábado (04 de julho)
das 10h às 22h
Domingo (05 de julho)
das 10h às 20h

Fonte: Salão Nacional do Turismo

  
  

Publicado por em