Para mudar de vida

Projeto voltado para o turismo qualifica 1.360 pessoas no Recife

  
  

O projeto Próximo Passo, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), voltado para o Turismo, qualificou 1.360 pessoas em Pernambuco. A última turma do projeto recebeu o certificado na semana passada. De acordo com a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo (DCPAT), do Ministério do Turismo, Regina Cavalcante, o papel do MTur no projeto foi sensibilizar o trade turístico para que abra espaço e procure os alunos egressos desses cursos.

O ministério fez uma ação intensificada junto ao Conselho Nacional do Turismo (CNT), em reunião em 22 de setembro, em Brasília. O MTur mostrou aos conselheiros a importância do projeto e disponibilizou folders com os contatos dos executores dos cursos, para facilitar a comunicação entre empresários e alunos.

Renata Alves, 21 anos, foi uma das alunas formadas na turma. Ela participou do curso de recepcionista e já está trabalhando na recepção de uma academia da sua cidade. “Pelo projeto Próximo Passo, tive aula com excelentes profissionais, que interagiam muito com a turma. Graças ao curso, consegui meu primeiro emprego. Se pudesse, faria todos os outros oferecidos”, diz.

O projeto
O projeto Próximo Passo é um programa de qualificação profissional para os beneficiários do Bolsa Família, com objetivo de gerar oportunidades de inserção profissional para esta parcela da população. Foi criado em 2008 e é de responsabilidade dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE) e é coordenado pela Casa Civil. Hoje, conta também com a participação do Ministério do Turismo.

É voltado preferencialmente para jovens em situação de risco e mulheres chefes de família com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos atendem às demandas por trabalhadores do setor turístico.

No Recife, as aulas foram ministradas na sede do Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (ILATEC) e nas comunidades da periferia da capital pernambucana. Os cursos oferecidos foram: Atendente de Agência de Viagem; Auxiliar Operacional de Eventos; Auxiliar de Cozinha; Bartender / Barmen; Camareira / Arrumador; Garçom; Mensageiro / Porteiro; Padeiro/ Confeiteiro e Recepcionista.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em