Qualificação para todos

Programa do MTur para melhorar a qualidade no atendimento ao turista amplia o leque de profissionais beneficiados, observando as necessidades de cada região

  
  
Ministro Barretto durante o V Encontro do Prodetur

Quem pensa que somente as categorias profissionais tradicionais do turismo são beneficiadas com programas públicos de qualificação precisa conhecer projeto desenvolvido na Bahia. Canoeiros e carroceiros de Caraíva, na região da Costa do Descobrimento, juntaram-se a taxistas, camareiros, garçons, cozinheiros e empresários para aprender como melhorar o atendimento ao turista.

Os 147 profissionais que transportam visitantes e cargas integram o grupo de mais de 8 mil empresários e profissionais qualificados de 2005 a 2008 na Costa do Descobrimento, um importante destino turístico do estado. A ação é parte Programa de Qualificação Profissional e Empresarial do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvida com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do MTur.

A experiência da Bahia, que desde agosto desenvolve projeto semelhante no Pólo Salvador e entorno, foi apresentada na última terça-feira (01), em Brasília, durante o V Encontro do Prodetur. O Rio Grande do Norte também mostrou aos coordenadores regionais e secretários estaduais de turismo, o programa de qualificação desenvolvido em seis municípios do Pólo Costa das Dunas.

Melhoria na qualidade dos serviços e na gestão dos negócios, criação de Central de Negócios e ascensão funcional foram alguns dos resultados positivos alcançados pelos empresários e profissionais que participaram dos treinamentos. No entanto, a baixa escolaridade dos trabalhadores do turismo foi apontada como um problema enfrentado na implementação do programa nos dois estados.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em