Rio recebe prêmio por atendimento especial ao turista estrangeiro

Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo ganha prêmio do MTur na categoria infraestrutura geral. A unidade apura e reprime infrações contra turistas estrangeiros

  
  
No RJ, os turistas contam com a Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo

A cidade maravilhosa, como é conhecida a capital fluminense, é o destino brasileiro preferido por turistas estrangeiros, quando o assunto é lazer. O Rio de Janeiro é, ainda, a segunda cidade mais visitada do país para negócios, atrás apenas de São Paulo (SP). Anualmente, o destino recebe 908,7 mil estrangeiros, principalmente, argentinos e norte-americanos.

Para dar suporte aos turistas estrangeiros, em caso de infrações como furtos, fraudes, entre outras relacionadas à atividade turística, o governo do estado do Rio de Janeiro criou Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (DEAT), há cerca de dez anos. A iniciativa foi premiada pelo Ministério do Turismo (MTur), entre as capitais brasileiras, na categoria infraestrutura geral, como experiência-modelo para outros destinos turísticos do país.

A DEAT conta com servidores bilíngues para facilitar o atendimento aos cidadãos de nacionalidade estrangeira em viagem a turismo, negócios, eventos, intercâmbio cultural ou em permanência de caráter temporário no país.

Segundo dados da DEAT, 52% dos crimes praticados contra turistas são crimes de furto, sendo que a maioria dos crimes poderia ser evitada por meio de atitudes preventivas. Para tanto, a DEAT, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), publicou folder em português, inglês e espanhol com recomendações de condutas aos turistas. O material é distribuído nos aeroportos da cidade.

Os transportes irregulares, dos quais os turistas são vítimas potenciais, também são alvos das ações da DEAT. A delegacia promove, ainda, palestras quinzenais em hotéis selecionados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O objetivo é fornecer noções básicas de segurança aos funcionários da rede hoteleira local.

A DEAT está instalada na Avenida Afrânio de Melo Franco, 159, no Leblon, Rio de Janeiro (RJ). Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 2332-2924 ou pelo email deat@pcerj.rj.gov.br .

Melhores Práticas
Por meio da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, o MTur premiou 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento do turismo no país. Além do prêmio ao projeto da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) destacou-se, também, na categoria capacidade empresarial.

Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, a premiação visa estimular os 65 destinos a cumprirem efetivamente o papel de induzir o desenvolvimento da atividade turística em suas regiões. “O objetivo é que as práticas bem-sucedidas sejam multiplicadas por outros destinos turísticos brasileiros”, ressalta Guerreiro.

Os 240 projetos recebidos foram avaliados e selecionados conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010: infraestrutura geral, acesso, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, marketing e promoção e aspectos ambientais, sociais e culturais. As experiências premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.

Para conhecer as melhores práticas, clique aqui.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Luma

Luma

05/02/2011 08:07:56
O que eu acho? Essa delegacia não deveria existir se o povo tivesse Educação de qualidade.