Setur inicia qualificação em São Raimundo Nonato

Os cursos acontecerão nos meses de abril e maio e poderão atender à demanda do Congresso Internacional de Arqueologia que acontece em junho.

  
  

Representantes da Secretaria de Turismo e do Sebrae estiveram reunidos, na última terça-feira (17,) com o trade de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias para apresentar o plano de qualificação para o Polo das Origens, que vai levar cursos para profissionais dos setores de hospedagem, alimentação, receptivo e artesãos. Os cursos acontecerão nos meses de abril e maio e poderão atender à demanda do Congresso Internacional de Arqueologia que acontece em junho.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Liége Moura, o investimento em qualificação será de R$ 300 mil. “O Governo e o Ministério do Turismo estão investindo R$ 300 mil na qualificação do trade do polo das Origens que inclui os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Caracol. O treinamento será feito por técnicos do Sebrae e vai preparar os profissionais para receberem os turistas nacionais e internacionais com qualidade”, disse.

Inicialmente, serão qualificadas 250 pessoas que já trabalham em restaurantes, hotéis, pousadas, bares, agências de viagem, lojas de artesanato e guias de turismo. Uma equipe do Sebrae está em São Raimundo Nonato credenciando os profissionais que participarão do treinamento.

Liége Moura explica que serão ofertados cursos nas áreas de gestão de empreendimentos, bar, restaurante, hotelaria, cozinha, serviço de copa e café, informações e atendimento, organização de pousadas domiciliares e educação ambiental.

Na reunião foi definido também que será preparado um material permanente de divulgação do Polo das Origens que ficará à disposição dos turistas nos estabelecimentos dos municípios.

“Apresentamos à Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) uma proposta de guia bilíngue onde consta uma lista de pousadas e hotéis, restaurantes, os atrativos turísticos e um mapa para facilitar a localização dos visitantes”, explica Liége Moura.

Preparativos para Global Rock Art continuam

O Congresso Internacional de Arqueologia ganhou mais uma parceria, a secretária da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Rejane Dias, que esteve na Setur, na quarta-feira (18), para formalizar seu apoio ao evento. Ela conversou com representantes dos órgãos que estão trabalhando na estrutura de São Raimundo Nonato para saber como está o andamento dos trabalhos.

O secretário de Turismo, Sílvio Leite, apresentou a planilha de ações de cada órgão e o coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, mostrou as peças publicitárias que já foram produzidas para divulgar o Congresso. De acordo com Sílvio Leite, várias obras estão em andamento na região onde acontecerá o Global Rock Art.

“A Emgerpi já iniciou a reforma do Hotel Serra da Capivara e na próxima semana começa a reforma de praças, do mercado municipal, do acesso ao Cruzeiro, reforma do Sítio Mocó e do Museu do Homem Americano”, informou o secretário.

Na área cultural do evento, a Fundac já vem organizando artistas locais para apresentações culturais.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em