Turismo de Itaipu ganha ISO 9001

Com o atendimento de 2,7 milhões de visitantes desde 2007 e crescimento na demanda de turistas, em média 5% ao ano, os atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu Binacional foram os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade

  
  
Itaipu

Com o atendimento de 2,7 milhões de visitantes desde 2007 e crescimento na demanda de turistas, em média 5% ao ano, os atrativos turísticos oferecidos pela Itaipu Binacional foram os primeiros do País a receber o selo internacional de qualidade ISO 9001:2008, pelo grupo BSI Brasil, na última quinta-feira (2). O grupo é um dos certificadores da norma e atestou a boa gestão e operação do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

Localizada na subestação de Foz do Iguaçu, a hidrelétrica atualmente é uma das maiores geradoras de energia do mundo. Além disso, também tem ações voltadas para o meio ambiente, responsabilidade social, tecnologia e turismo.

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) oferece diversos roteiros, como Refúgio Tati Yupí, Viveiro Florestal, Refúgio Bela Vista, Saltos do Rio Monday e Zoológico Regional, entre outros. O turismo na fronteira também desperta bastante curiosidade com as Cataratas do Iguaçu, as Missões Jesuítas, Ecoaventura, Parque das Aves, Lago e Praias, além de compras na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina com comércio diversificado, ofertas de lançamentos mundiais e preços atraentes.

A hidrelétrica de Itaipu é um grande atrativo turístico, junto com o viés ecológico realizado pela instituição, mas as Cataratas de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, atraem um grande número de turistas que aproveitam a situação para conhecer também a hidrelétrica.

O processo foi iniciado em 2009, com a metodologia de trabalho “5S”: utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene, e autodisciplina. A instituição foi agraciada após seguir uma série de normas técnicas que determinaram padrões de qualidade, estabelecidos pela ISO, sigla para organização não governamental International Organization for Standardization.

A instituição recebeu o selo após duas fases. A primeira ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro de 2010 com a análise documental e verificação do envolvimento da alta direção e equipe com a qualidade. Já a segunda fase, foi analisada em campo pelo auditor da BSI

Outras ações adotadas para monitorar e melhorar qualidade dos serviços são pesquisa de satisfação dos clientes e o investimento em mão de obra qualificada. “Esse certificado significa que atingimos um outro patamar de qualidade em atendimento. Isso é motivo de muito orgulho e, ao mesmo tempo, de muita responsabilidade”, avaliou a gerente geral do Complexo Turístico Itaipu, Jurema Fernandes.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em