Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo > 

Turismo: franquias em alta no país

A inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil

18 de Março de 2012.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

Copacabana Palace, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

A inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8% - cinco vezes mais que a média dos demais segmentos.

“O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Segundo ele, apesar do cenário internacional de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.

TENDÊNCIA
O primeiro bimestre de 2012 segue essa tendência de crescimento. Janeiro derrubou todas as marcas do mês na série histórica, em desembarques domésticos (7,46 milhões), desembarques internacionais (950,3 mil) e receita cambial (U$ 661 milhões). Salles Lopes antecipou que os resultados de fevereiro deverão confirmar o ritmo de aceleração do consumo de turismo no Brasil.
Além de faturar mais, ampliar o mercado de consumo e atrair novos investidores, o turismo brasileiro vem assumindo nova colocação na economia nacional.

A soma das riquezas produzidas pelo setor de turismo, no ano passado, superou os R$ 127 bilhões, sob a ótica da oferta. Até 2020, o país deve quase duplicar essa participação. A estimativa do governo federal brasileiro é alcançar a terceira posição entre as economias turísticas mundiais até 2022.

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Inscrições para o Pronatec Copa começam na próxima terça-feiraCopa ganhará reforço de 80 mil profissionais qualificados

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários