Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo > 

Viva Ciranda: crianças aprendem na prática

Por meio do projeto de turismo pedagógico, crianças de escolas públicas e privadas de Joinville (SC) participam de atividades educativas e recreativas em propriedades rurais locais

26 de Setembro de 2011.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Alimentar as carpas japonesas na Agrícola da Ilha encantou alunos e professores da escola Hans Dieter Schmidt

Alimentar as carpas japonesas na Agrícola da Ilha encantou alunos e professores da escola Hans Dieter Schmidt
Foto: Divulgação/Viva Ciranda

“Quando estávamos na floresta se ficássemos quietinhos ouvíamos os passarinhos.” “Tinha grama e podíamos brincar de pega-pega descalço.” “Aprendemos a pegar o pólen da flor e passar na outra flor na esponja e assim nascia outro botão.” Esses são depoimentos de alunos de escolas públicas e particulares de Joinville (SC) que, ao vivenciar o modo de vida do campo, aprenderam na prática a teoria da sala de aula. A ação faz parte do projeto de turismo pedagógico, Viva Ciranda, desenvolvido pela Fundação Turística de Joinville, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur).

Por meio do projeto, os alunos participam de atividades pedagógicas em propriedades rurais localizadas nas regiões do Piraí, Dona Francisca, Quiriri, Estrada da Ilha e Estrada Bonita. A ideia é aprimorar o conhecimento de crianças e adolescentes e agregar novos saberes relacionados à realidade rural. E, ainda, estimular o desenvolvimento local e favorecer a sustentabilidade das áreas rurais.

“Quando eu fui ao Vale das Nascentes eu fiquei encantada com aquele lugar. É lindo! Eu adoraria ir lá de novo!”, ressaltou a jovem Gabriela Stadelhofer, 10 anos. Nas propriedades, são propostas atividades educativas e recreativas referentes ao meio ambiente e à agricultura, como conhecer nascentes de rios e aprender sobre uso racional da água e educação ambiental; tratar e alimentar animais; colher legumes na horta para a refeição.

Segundo o supervisor da Escola Municipal Doutor Hans Dieter Schimdt, Reginaldo Rodrigues, o projeto Viva Ciranda oportuniza aos alunos irem da teoria da sala de aula à prática nas propriedades rurais. “Desde as saídas da escola, o trajeto até chegar às propriedades rurais, tudo é aprendizado”, enfatiza Rodrigues.

Para Karina Salles, do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, “ações como essa de fortalecimento do turismo pedagógico de base comunitária contribuem para a diversificação da oferta turística da região e, ainda, para o desenvolvimento econômico, social e cultural”.

Para mais informações acesse www.turjoinville.com.br/vivaciranda.

Turismo pedagógico em pauta - Para debater as oportunidades e as experiências nacionais e internacionais do turismo pedagógico, será realizado, por meio do projeto, em 10 e 11 de outubro, na Universidade Univille, em Joinville (SC), o “Seminário de Turismo Pedagógico de Base Comunitária”.

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Rio das Ostras será cidade piloto do novo inventário turístico do Rio de JaneiroMTur e Senac juntos na qualificação

 

editar    editar    editar    0 visitas    0 comentários