Vivendo Pernambuco capacita mais de 300 agentes de turismo

A ideia é tornar os vendedores das principais operadoras e agências turísticas do país verdadeiros consultores de viagem aos atrativos turísticos pernambucanos

  
  

Tornar os vendedores das principais operadoras e agências turísticas do país verdadeiros consultores de viagem aos atrativos turísticos pernambucanos. A idéia talvez soe pretensiosa, mas é o que de fato está acontecendo através do programa Vivendo Pernambuco, lançado pela Secretaria de Turismo do Estado e gerido pela Empresa de Turismo de Pernambuco - EMPETUR.

A proposta do programa, que já passou além do Recife e Olinda, pelas cidades de Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, é selecionar vendedores da CVC, TAM Viagens e das operadas filiadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que comercializam o destino pernambucano em cenário nacional, e traze-los ao Estado para vivenciarem in loco o produto turístico local. Segundo o presidente da EMPETUR, José Ricardo Diniz, o Vivendo Pernambuco é um projeto não apenas de informações sobre o destino. ‘Trata-se de um conjunto de vivências, por parte dos agentes, de todos os elementos da cadeia turística do nosso Estado.’

Pelo visto, diante dos mais de 300 profissionais que já participaram do Vivendo Pernambuco, a tendência é que cada vez mais pacotes destinados ao Estado sejam comercializados. Para a supervisora de vendas da CVC Turismo, Vanessa Guido, o programa está sendo de extrema importância para o aprimoramento profissional e satisfação pessoal dos profissionais da CVC. ‘Todos os que já participaram gostaram muito do projeto e saíram certos de que poderão vender o destino de forma mais efetiva.’

Opinião compartilhada pela gerente de expansão de redes da CVC, Crislene Leonardis. ‘Os números mostram através das vendas do roteiro Porto de Galinhas o quanto o programa vem funcionando.’ O destino pernambucano, de acordo com Leonardis, ultrapassou, em novembro de 2008, Costa do Sauípe e Maceió no número de vendas de pacotes comercializados pela agência. ‘Além disso, todo e qualquer cliente que aparece em dúvida sobre qual destino viajar, tem Pernambuco como resposta dos nossos vendedores. O Vivendo Pernambuco, por essas e outras, tem se tornado programa modelar para todo o país’, afirmou.

Os agentes de viagens foram divididos em grupos que, no período de março a junho, conheceram atrativos e equipamentos turísticos pernambucanos. Até o final de 2009, somados os grupos que ainda participarão do programa, a perspectiva é que mais de mil vendedores de todas as regiões do Brasil sejam capacitados pelo Vivendo Pernambuco. Os roteiros englobam palestras de capacitação, visitas técnicas a hoteis, bares e atrações, além de degustações da gastronomia pernambucana.

Segundo o agente da TAM Viagens, Carlos Antônio Silva, cada equipamento turístico visitado rendeu análises importantes relativas aos diversos aspectos que envolvem o Turismo. ‘O projeto é merecedor de elogios não apenas pelos ótimos equipamentos demonstrados, como também por apontar aqueles que ainda precisam de retificações’, afirmou.

Através das visitas técnicas, o gerente comercial da TAM Viagens, Adenilton Borges, acredita que os profissionais passam a comercializar o destino sabendo o que estão vendendo. ‘Todos os participantes do Vivendo Pernambuco voltaram com detalhadas informações que os ajudaram e os estão ajudando a vender o destino com muito mais segurança.’ Borges destacou ainda os elogios dos que já participaram do programa ao receptivo que encontram durante toda a sua realização.

Fonte: Secretaria de Turismo de Pernambuco

  
  

Publicado por em