Roteiro turístico integrado é tema de seminários em Recife

Roteiro turístico integrado é tema de seminários em Recife Sebrae e Fundação Gilberto Freyre promovem no dia 6 de março um dia inteiro de palestras com temas voltados para a disseminação do ‘Ro

  
  

Roteiro turístico integrado é tema de seminários em Recife Sebrae e Fundação Gilberto Freyre promovem no dia 6 de março um dia inteiro de palestras com temas voltados para a disseminação do ‘Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar’ Regina Xeyla Divulgação Seminários pretendem qualificar profissionais envolvidos com atividade turística

Brasília - Um roteiro comum, envolvendo os estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba, inspirado na importância histórica da exploração da cana-de-açúcar e seus derivados na colonização e formação do Brasil. Resultado da parceria entre Sebrae, Ministério do Turismo e Fundação Gilberto Freyre, entre outros parceiros, o Roteiro Integrado Civilização do Açúcar tem como objetivo explorar a riqueza cultural da região, que abrange os três estados.

A ‘Civilização do Açúcar’ vai agregar valores culturais aos produtos e serviços oferecidos aos turistas em cerca de 20 cidades onde estão os engenhos de açúcar.

A meta da iniciativa é gerar um roteiro comum aos três estados com o diferencial cultural. O público-alvo é composto por cerca de 200 empresas do segmento de hotéis, pousadas e restaurantes e de 50 produtores culturais. A expectativa é de que o projeto aumente o faturamento desses empreendimentos e empreendedores em 20%.

Para promover a qualificação profissional necessária para a implementação desse roteiro, o Sebrae em Pernambuco, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre, promove no dia 6 de março, na sede da Fundação, em Recife (PE), um dia inteiro de seminários expositivos com informações culturais, históricas e sócio-antropológicas ligadas ao ‘Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar’.

A qualificação deve acontecer por meio de proprietários de equipamentos turísticos rurais, estudantes, professores, agências de turismo e instituições governamentais voltadas para o turismo, entre outros.

Serão discutidos, por representantes da Fundação Gilberto Freyre, assuntos voltados ao turismo, hospitalidade, gastronomia, moda, artesanato e folclore, através dos temas: ‘Turismo e Hospitalidade na Civilização do Açúcar’; ‘Gastronomia: o alimento e o espaço da cozinha’; ‘A Moda e a sua Representação Social’; e ‘Artesanato, Folclore e Cultura Popular’.

De acordo com o gestor do projeto no Sebrae em Pernambuco, Alexandre Ferreira,
no dia 17 de abril, deve acontecer o terceiro ciclo de seminários, aonde serão abordados outros três temas. “Queremos contar a história da civilização do açúcar, como que tudo começou, e quais as heranças que herdamos até hoje na moda, na gastronomia, e no artesanato. A idéia é que os empresários do setor do turismo possam, com nossas informações, customizar e ambientar com requintes de detalhes seus empreendimentos”, explica.

Os interessados nos seminários podem participar gratuitamente e devem confirmar presença, até esta quarta-feira (28), através do e-mail alexandref@pe.sebrae.com.br. As vagas são limitadas.

Serviço:
Sebrae em Pernambuco - (81) 2101-8432
Sebrae em Alagoas - (82) 3216-1600
Sebrae na Paraíba - (83) 3218-1000
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7494 e (61) 2107-9362

Fonte: SEBRAE

  
  

Publicado por em