Secretaria do Verde lança folder para trilha no Parque Independência

A idéia de tornar cada pessoa seu próprio guia em passeios pelo Parque resulta no mapa ilustrado, com resumos explicativos que indicam as localidades desde o Bosque até o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. A Sec

  
  

A idéia de tornar cada pessoa seu próprio guia em passeios pelo Parque resulta no mapa ilustrado, com resumos explicativos que indicam as localidades desde o Bosque até o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceira com o Museu Paulista e o Museu de Zoologia da USP, lançou nesta quarta-feira (26/09) um guia de trilha no Parque Independência. Em formato de folder, o guia possui fotos, ilustrações e resumos explicativos que vão do Bosque (inicialmente caracterizado como Horto Botânico em 1905) ao Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, criado em 1990. Com um formato prático, o material pode ser facilmente dobrado e carregado no bolso.

O guia é o segundo lançado pelo programa Trilhas Urbanas - o primeiro pertence ao Parque da Luz, mais antigo de São Paulo - e foi criado em conjunto com os Museus Paulista e de Zoologia. O programa Trilhas Urbanas oferece aos paulistanos a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da Cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques municipais. As trilhas estimulam a capacidade de observação e reflexão.

Além da abordagem histórica dos parques no contexto da história da Cidade, as trilhas possibilitam desvendar a biodiversidade desses espaços, apresentando fauna e flora.

Passeio noturno

Quem compareceu ao lançamento teve a oportunidade de ouvir o Coral do Museu Paulista e participar de uma trilha noturna à luz de lanternas pelo parque, especialmente preparada para a ocasião. A trilha passa pelo Bosque; Jardim da Independência; Cripta Imperial, onde os restos mortais de D. Pedro I estão abrigados; riacho Ipiranga; monumento à Independência, construído com a intenção de representar o grito de D. Pedro I às margens do riacho; Museu Paulista; o mais antigo museu público de São Paulo, inaugurado oficialmente em 1895; Casa do Grito; e o Museu de Zoologia de São Paulo. Os interessados em participar da trilha especial precisam levar suas próprias lanternas.

Serviço

Programa Trilhas Urbanas no Parque Independência Lançamento do folder e trilha noturna
Data: 26/09
Horário: 19h

Trilhas abertas ao público
Dia: 27/09 Horário: 14h e 15h30
Dia: 28/09 Horário: 10h, 11h, 14h e 15h30
Dia: 29/09 Horário: 10h, 11h, 14h e 15h30

Endereço: Parque Independência Avenida Nazaré, s/n Tel.: 2273-7250

fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

  
  

Publicado por em