Transatlântico aporta em Rio Grande

Transatlântico aporta em Rio Grande Navio será o segundo cruzeiro a chegar ao porto desde dezembro, com pessoas de várias nacionalidades O transatlântico Insígnia aportará em Rio Grande, onde os turistas poder&atild

  
  

Transatlântico aporta em Rio Grande Navio será o segundo cruzeiro a chegar ao porto desde dezembro, com pessoas de várias nacionalidades O transatlântico Insígnia aportará em Rio Grande, onde os turistas poderão visitar museus e conhecer bebidas artesanais

Rio Grande - Com mais de mil pessoas a bordo e bandeira das Ilhas Marshall, o transatlântico Insígnia aportará em Rio Grande (RS) no domingo (25). A cidade fica a 317 quilômetros de Porto Alegre. O transatlântico, proveniente de Montevidéu e Buenos Aires, reúne 374 tripulantes de várias nacionalidades e 656 passageiros, em sua maioria canadenses e americanos. O navio será o segundo a atracar na cidade nos últimos três meses.

“Solicitamos aos principais museus da cidade que mantenham suas portas abertas no domingo, dia da chegada do Insígnia”, informa o secretário de Turismo de Rio Grande, Abdo Nader. Rio Grande possui 18 museus, entre os quais destacam-se o Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios, da Fundação Universidade do Rio Grande, o Museu Náutico, o Museu Naval e o Museu Antártico.

Fundado em 1737, Rio Grande completará 270 anos na próxima segunda-feira (19). É o município mais antigo do Rio Grande do Sul. Conforme Nader, outros dois navios de passageiros devem chegar até março.

Jurupiga

Ao desembarcar no porto, os turistas terão a oportunidade de apreciar a jurupiga, bebida alcoólica artesanal feita com suco de uva e que se tornou símbolo da cidade. Ela é produzida na Ilha dos Marinheiros e representa uma herança da colonização portuguesa. Seu sabor se assemelha ao do vinho do Porto.

A gestora do APL, Jussara Argoud, destaca que a entidade também contribui para o incremento ao turismo na Ilha dos Marinheiros, colaborando em um projeto de desenvolvimento da localidade elaborado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), associação privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal.

No ano passado, o Sebrae no Rio Grande do Sul capacitou 17 monitores, que atuam como guias no caminho Trilha do Rey. O caminho, com cerca de dois quilômetros, oferece ao visitante a oportunidade de conhecer aspectos da flora, da fauna, da arquitetura colonial, do artesanato e também, é claro, de saborear a jurupiga.

O turismo em Rio Grande tem o incentivo do Sebrae/RS, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo da Costa Doce. O projeto é realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento da Costa Doce (AD Costa Doce).

A cidade integra o Caminho Farroupilha, roteiro turístico criado pelo APL, que reúne 12 localidades ligadas ao mais importante episódio da história político-militar do estado: a Revolução Farroupilha (1835-1845).

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae no Rio Grande do Sul - (51) 3216-5123 / 5182
Central de Atendimento ao Cliente do Sebrae no Rio Grande do Sul - (51) 3216-5006
Sebrae Sul - (53) 3225-0541
Secretaria de Turismo de Rio Grande - (53) 3231-6858

Fonte: SEBRAE Foto: João Paulo

  
  

Publicado por em