Aeroportos registram pontualidade em mais de 90% dos voos durante o Carnaval

Apesar do aumento do número de voos – de 8,2% em relação a 2011 – a movimentação transcorreu de forma tranquila em todos os terminais

  
  
Apesar do aumento do número de voos a movimentação transcorreu de forma tranquila em todos os terminais da Rede

Os aeroportos da Infraero registraram pontualidade de 90,8% durante todo o Carnaval de 2012. No período de 17 a 22/2, das 18.145 partidas programadas, 1.598 (8,81%) saíram com atraso superior a 30 minutos, entre voos domésticos e internacionais, uma redução de 9,2% em relação ao índice do ano passado (4 a 9/3).

Apesar do aumento do número de voos – de 8,2% em relação a 2011 – a movimentação transcorreu de forma tranquila em todos os terminais da Rede. Durante todo o feriado, empregados da Infraero permaneceram de plantão para garantir que as operações de embarque e desembarque fossem realizadas dentro da normalidade.

Nos aeroportos que tradicionalmente recebem mais foliões - como Galeão e Santos Dumont (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA) - as medidas adotadas possibilitaram que a chegada e o retorno para casa fossem realizadas sem transtornos. As ações para o Carnaval serão mantidas até a próxima segunda-feira (27/2).

A Infraero também investiu na divulgação das informações para facilitar o trânsito e dar segurança aos passageiros, especialmente aos que viajavam de avião pela primeira vez. Para isso, houve reforço no número de funcionários que percorrem os saguões para orientar e esclarecer dúvidas, facilmente identificados pelo uso de coletes amarelos com a frase “Posso Ajudar?/May I Help you?”.

Além disso, a distribuição do Guia do Passageiro também foi intensificada. A publicação é ferramenta útil para que o viajante conheça seus direitos e saiba que procedimentos adotar em diversas situações, como por exemplo, cancelamento de voos.

Outra medida que demonstrou eficiência para o bom andamento das operações foram os Centros de Gerenciamento Aeroportuário (CGA) instalados em Guarulhos, Congonhas, Brasília, Santos Dumont, Galeão, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Confins e Manaus.

Nos CGAs, toda a movimentação do sítio aeroportuário é constantemente monitorada e os eventuais problemas são solucionados de forma mais rápida por meio da integração de todos os entes envolvidos: Infraero, Anac, empresas aéreas, Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Decea e Vigiagro.

Fonte: Infraero

  
  

Publicado por em